MJSP anuncia reforço de 80 Policiais Penais Federais após fuga em Mossoró | Brasil - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

MJSP anuncia reforço de 80 Policiais Penais Federais após fuga em Mossoró

MJSP anuncia reforço de 80 Policiais Penais Federais após fuga em Mossoró

Nesta sexta-feira (16), uma importante medida foi tomada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sob a direção de Ricardo Lewandowski, para fortalecer a segurança do sistema prisional brasileiro. O secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, solicitou a nomeação de 80 Policiais Penais Federais, visando reforçar o efetivo da Força Penal Nacional (FPN). Este pedido ocorre em resposta direta à recente fuga de dois custodiados da Penitenciária Federal em Mossoró, Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (14).

O ofício, encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destaca a urgência de enfrentar as organizações criminosas que ameaçam a integridade e a segurança do sistema prisional do país. Almeida Neto enfatiza a necessidade de otimizar procedimentos e reforçar medidas de segurança nas unidades penitenciárias federais, com o objetivo de coibir qualquer tentativa de fuga planejada por líderes de facções criminosas.

O episódio de Mossoró é visto não apenas como um alerta para a readequação e modernização das práticas de segurança, mas também como um sinal claro da necessidade de recomposição dos quadros da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atualmente com déficit de pessoal. A importância de contar com um efetivo permanente e dedicado à preservação da ordem pública e à segurança nacional é reiterada, sublinhando o papel vital da FPN no combate ao crime organizado.

Almeida Neto também ressalta a necessidade de suprir as lacunas deixadas por aposentadorias e exonerações, enfatizando a urgência de que a SENAPPEN disponha de recursos humanos suficientes para apoiar os estados na modernização e aprimoramento de seus sistemas penitenciários. Essa medida visa, especialmente, garantir os direitos humanos dos detentos, de seus familiares, dos servidores e da sociedade como um todo.

A SENAPPEN, responsável por acompanhar a aplicação da Lei de Execução Penal e gerir o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), desempenha um papel crucial na administração do Sistema Penitenciário Federal. O objetivo é isolar líderes de organizações criminosas e custodiar indivíduos de alta periculosidade, reforçando assim a segurança e a ordem pública. A decisão de reforçar o quadro de policiais penais federais é um passo significativo nessa direção, marcando um compromisso do governo com a segurança nacional e a integridade do sistema prisional brasileiro.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.