Americana registra primeiro caso de raiva em morcego

    Animal foi encontrado morto no bairro Balneário Riviera, região da Praia Azul

    PORPatrícia di Sanctis

    17/04/2020 23:43
    Atualizado em 03/04/2024 16:05

    Americana registra primeiro caso de raiva em morcego

    Instituto Pasteur analisou o animal e confirmou o caso (Foto: ilustrativa)

    O município de Americana (SP) confirmou na tarde desta quinta-feira (16) o primeiro caso de raiva em morcego.

    Segundo a prefeitura, o animal foi recolhido no bairro Balneário Riviera, região da Praia Azul, durante as rotinas de monitoramento da circulação viral, que consiste no envio rotineiro para laboratório de morcegos encontrados caídos ou mortos nos imóveis.

    O resultado foi enviado para a administração após análise do Instituto Pasteur, e o Executivo planeja ação educativa na área onde o caso ocorreu.

    De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a partir do dia 22 haverá distribuição de material educativo nas residências por agentes comunitários de saúde, além de levantamento da cobertura vacinal contra raiva dos cães e gatos residentes próximos ao local.

    A orientação é para que animais com mais de três meses recebam anualmente uma dose para imunização contra a doença.

    Além disso, a prefeitura destaca que o recolhimento de morcegos só pode ser feito se estiverem caídos ou mortos, preferencialmente pela equipe do centro.

    Balanço

    No ano de 2019, foram encaminhados 68 morcegos para análise pelo CCZ de Americana e todos os resultados foram negativos para raiva.

    Os últimos casos no município foram em 2018, quando dois morcegos tiveram exames com resultados positivos para a doença, sendo um no Jardim Nossa Senhora do Carmo e o outro no Jardim Nossa Senhora Aparecida (região do bairro Antônio Zanaga).


    Antes disso, o último caso de morcego com raiva registrado em Americana foi em 2003.

    Raiva

    A raiva é uma doença fatal causada por um vírus eliminado na saliva de animais mamíferos infectados. Até o momento, não existe tratamento para as pessoas e animais que desenvolvem a doença, por isso, a importância da prevenção com a vacina.

    Serviço

    Caso os munícipes possuam cães e gatos com a vacinação atrasada, ou seja, que não tomaram no último ano, devem procurar o CCZ, situado na Avenida Heitor Siqueira, 1520, Praia Azul ou clínicas particulares para atualizar a vacina.

    No CCZ, existe um posto fixo de vacinação gratuita, feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, exceto em feriados e pontos facultativos.

    Qualquer dúvida, os munícipes podem entrar em contato pelos telefones (19) 3467 1187 ou 3467 2344.

    Fonte: Prefeitura de Americana

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design