PMs que salvaram criança engasgada são homenageados na 1ª Cia de Sumaré
O comando da 1ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Sumaré (SP) homenageou dois policiais que salvaram a vida de uma criança na noite de segunda-feira (19). Na ocasião, o Sargento Oseias Barbosa Pereira e o Cabo Ronaldo César Lima de Oliveira ajudaram uma mãe após a filha dela se engasgar com leite.
Na noite dos fatos, os PMs estavam em ponto de supervisão na Avenida Soma, quando uma mãe chegou pedindo ajuda. Ela contou que estava alimentando a filha, Maria Liz, em casa com uma mamadeira, quando a menina se engasgou e parou de respirar.
Com ajuda do esposo e de um vizinho, a família saiu em busca de ajuda e encontrou a equipe policial que prestou os primeiros socorros. Por meio da manobra de Heimlich, os policiais tentaram reanimar a criança enquanto seguiam para a emergência do Hospital Estadual da cidade.
Durante o trajeto, a menina reagiu e esboçou sinais positivos graças ao empenho da equipe. Já na unidade, ela recebeu atendimento e ficou sob os cuidados da equipe médica.
Nesta quarta-feira (21), o Comandante da 1ª Cia, Capitão Edson da Costa Pereira, reuniu a família na sede da PM e promoveu o reencontro com o Sargento Pereira, um dos policiais que salvaram a criança.
O militar se emocionou ao relembrar o caso e afirmou que esse é o tipo de ocorrência que vem para reafirmar o que ele faz, e mostrar que o que escolheu fazer da vida é o correto.
“Não tem preço isso. Até agora a gente está muito feliz de poder ter ajudado vocês e acho que nenhuma ocorrência que a gente teve hoje expressa o tamanho e o valor que a gente teve nessa ocorrência. Eu cheguei em casa feliz e realizado. Todo o tempo em que estive na polícia, essa daqui (ocorrência) valeu por todas”
disse o PM.
Já o comandante da 1ª Cia, destacou que essa ocorrência mostra o quanto o trabalho da polícia é versátil, pois acaba prestando muitos serviços e muitas vezes a instituição não é valorizada da forma que deveria.
“A gente nem tem o preparo diário para isso, a polícia não foi constituída para isso, mas isso mostra a capacidade técnica que a gente acaba adquirindo, a vontade de ajudar, aquela gana de fazer a coisa funcionar… isso mostra que a instituição é séria, ela investe no treinamento, embora não seja função da polícia, nós estamos prontos para fazer isso também”
finalizou.
No reencontro a família ainda recebeu brinquedo e coberta das princesas para Maria Liz e duas cestas básicas.