Sumaré inaugura novas sedes do SAMU e Central de Ambulâncias para ampliar atendimento de urgência
O prefeito Luiz Dalben, acompanhado de autoridades locais, inaugurou na última sexta-feira (23), as novas sedes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Central de Ambulâncias em Sumaré (SP). Localizadas na região da Área Cura, as instalações descentralizadas são parte dos contínuos investimentos do município na saúde, visando agilizar o atendimento de emergências e oferecer mais segurança e assistência de qualidade à população.
As novas bases, situadas na rua Dosolina Catharina Bertolini, nº 285, Parque das Nações, destacam-se por sua amplitude e modernidade. As instalações são equipadas com quartos, cozinha, lavanderia, salas diversas, espaços para armazenamento de materiais, banheiros e sala de gerência, proporcionando um ambiente adequado para os profissionais do SAMU e da Central de Ambulâncias.
Desde 2017, a gestão municipal tem realizado importantes investimentos no setor da saúde, marcados pela humanização e dignidade no atendimento. Entre as melhorias, o SAMU recebeu novos respiradores móveis para as ambulâncias de serviço padrão UTI, após mais de uma década sem atualizações nos equipamentos, e veículos básicos agora equipados com desfibriladores. A frota foi ampliada com a aquisição de novas ambulâncias no padrão UTI, aumentando para seis o número de ambulâncias em operação, além de uma reserva, e a incorporação de uma nova equipe médica.
Além das melhorias físicas e de equipamentos, as equipes do SAMU foram contempladas com novos uniformes, mobiliários e a sede em Nova Veneza passou por reformas significativas. Os radiocomunicadores também foram atualizados, permitindo a comunicação em tempo real em todo o território brasileiro.
Visando a excelência no atendimento, a corporação recebe capacitações regulares, e Sumaré introduziu o medicamento Metalise, essencial para o tratamento do infarto, dissolvendo trombos e aumentando as chances de recuperação dos pacientes.
O projeto Samuzinho, uma iniciativa pioneira, visa capacitar a população em primeiros socorros, preparando-a para agir corretamente até a chegada das equipes de emergência. O treinamento, oferecido por profissionais do SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Municipal, abrange professores, alunos e demais cidadãos nos protocolos de atendimento em situações de urgência.
O prefeito Luiz Dalben destacou o progresso significativo desde 2017, quando o SAMU local enfrentava dificuldades, com apenas duas ambulâncias disponíveis. Graças ao empenho conjunto e ao apoio do deputado Dirceu Dalben, Sumaré conseguiu reverter essa situação, fortalecendo o serviço de atendimento móvel de urgência. As novas sedes do SAMU e da Central de Ambulâncias simbolizam o compromisso da cidade com uma saúde pública de qualidade, garantindo um serviço 24 horas à população, com suporte tanto básico quanto avançado. Sumaré reafirma, assim, seu compromisso com a segurança e o bem-estar de seus munícipes.