Infrações por motociclistas em alta velocidade com a mão na placa diminuem em Vinhedo
As infrações por excesso de velocidade cometidas por motociclistas que cobrem a placa do veículo com a mão diminuíram em mais de 50% no último mês, em Vinhedo (SP).
Em julho foram registradas 1017 infrações deste tipo, enquanto em agosto, o número caiu para 425 registros. A identificação é possível devido ao auxílio das câmeras de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI).
Nesse tipo de prática de “mão na placa”, o condutor passa por um radar de velocidade e tampa a placa com a mão para não ser identificado e, consequentemente, multado por excesso de velocidade.
O COI busca a imagem da motocicleta e consegue identificá-la por meio de câmeras de monitoramento que registram outros pontos do município que o indivíduo passou. Assim, é possível a aplicação da multa por excesso de velocidade
De acordo com o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, houve uma conscientização por parte dos motociclistas de que cobrir a placa com a mão não irá isentá-los de autuações por excesso de velocidade.
“Devido ao sucesso do COI na identificação dos infratores, podemos concluir que a prática se tornou obsoleta, já que os veículos podem ser identificados pelas câmeras em outros pontos do município, além dos radares”, disse ele.