Prova cancelada: nova data do concurso da PMESP é publicado | Estado de São Paulo - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prova cancelada: nova data do concurso da PMESP é publicado

Nunca houve relatos de cancelamento de provas do concurso público da Polícia Militar e no inicio candidatos ficaram sem saber real motivo do cancelamento

Atenção, candidatos do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo! Em um comunicado publicado nas redes sociais em 5 de fevereiro, o Departamento Pessoal da PM SP anunciou o cancelamento das provas realizadas no último domingo, dia 4, para preencher 2.700 vagas de soldado. Essas provas, que ocorreram em 51 cidades de todo o país, serão reagendadas para o dia 24 de março.

O cancelamento ocorreu devido a inconsistências nos endereços dos locais de aplicação das provas no estado do Rio de Janeiro, visando garantir a justiça e integridade do processo seletivo. O Departamento Pessoal da PM SP afirmou que as informações detalhadas sobre essas alterações serão publicadas no Diário Oficial em breve.

Nas redes sociais, diversos candidatos expressaram frustração, relatando que as provas objetivas e discursivas foram anuladas em alguns polos de aplicação ou que foram informados sobre a anulação após a realização das mesmas.

Um candidato que realizou a prova no Rio de Janeiro explicou: “No Rio de Janeiro, o local de prova foi alterado esta semana. Hoje, quando os candidatos chegaram ao novo local de prova, foram informados com 40 minutos de atraso que o local de prova seria o antigo. Por causa desse erro, nós de outros estados que já estávamos perto de entregar as provas, tivemos as provas canceladas.”

Em outros estados, a notícia da anulação das provas só chegou aos candidatos após a aplicação das mesmas. Um candidato de Salvador relatou: “Estava fazendo a prova em Salvador e tudo estava indo bem, até que um fiscal chegou com a notícia de que a prova estava sendo suspensa, cerca de 3 horas e 30 minutos após o início da aplicação.”

Por outro lado, em São Paulo, a princípio, não houve problemas significativos durante a realização das provas, como explicou um candidato: “Ao que parece, alguns locais não realizaram a prova. Outros iniciaram com atraso, outros tiveram a mudança no local de aplicação e ao chegarem ao novo local, foram informados que seria no primeiro. Ao que parece, isso ocorreu no Rio de Janeiro. Eu fiz a prova em São Paulo e foi tranquilo, sem surpresas.”

O concurso para soldado da PM SP envolve uma prova objetiva com 60 questões nas seguintes áreas: Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões), Matemática (15 questões), Conhecimentos Gerais (História Geral, História do Brasil, Geografia Geral, Geografia do Brasil e Atualidades – 15 questões), Noções Básicas de Informática (5 questões) e Noções de Administração Pública (5 questões). Além disso, há uma prova dissertativa, que consiste em uma redação em norma-padrão da Língua Portuguesa.

O concurso também inclui várias etapas, como exame de aptidão física, exame de saúde, exames psicológicos, avaliação de conduta social, reputação e idoneidade, bem como análise de documentos. Os candidatos aprovados em todas essas etapas serão convocados para realizar o curso de formação, com a garantia de estabilidade no emprego, de acordo com o regime estatutário.

É importante destacar que o governador Tarcísio de Freitas já autorizou a abertura de mais 5.400 vagas para soldados, que serão preenchidas através de dois novos concursos, um no primeiro semestre e outro no segundo. A comissão responsável pelo primeiro concurso de 2024, com 2.700 vagas, está em processo de seleção da banca organizadora e a previsão é que o edital seja divulgado em março.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.