Derrite é exonerado de cargo da SSP e reassume mandato de deputado federal
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL-SP), foi exonerado do cargo. Ele deixou a função temporariamente para reassumir o mandato de deputado federal e relatar o projeto de lei que acaba com o benefício da saída temporária de presos.
A viagem para Brasília e a exoneração do cargo vem no mesmo dia em que o estado acompanha a saída de cerca de 33 mil presos das penitenciárias paulistas.
No estado, há alguns anos, as saidinhas já não são mais vinculadas a datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal. Os presos saem na terceira semana dos meses de março, junho, setembro e dezembro.
Sobre o Projeto de Lei
A votação na Câmara sobre o Projeto de Lei que prevê o fim da saidinha está prevista para esta semana. Se aprovado, o projeto seguirá para sanção ou veto presidencial.
Oswaldo Nico Gonçalves, o número dois da secretaria ficará no lugar de Derrite. A expectativa inicial é que na próxima semana, o secretário retorne ao cargo. As informações foram confirmadas pela assessoria da pasta.