Senado aprova projeto que põe fim às saídas temporárias de presos | Brasil - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Senado aprova projeto que põe fim às saídas temporárias de presos

Senado aprova projeto que põe fim às saídas temporárias de presos

Com ampla maioria, a proposta de Guilherme Derrite que elimina benefício das saídas temporárias segue para a Câmara com adição de cursos profissionalizantes.

Aprovado no Senado nesta terça-feira, o projeto de lei que visa eliminar as saídas temporárias de detentos no sistema prisional brasileiro, recebeu um expressivo apoio com 62 votos a favor e apenas dois contrários. A iniciativa, de autoria do senador Guilherme Derrite, propõe uma significativa mudança na política de reinserção social de presos, argumentando que a medida atualmente em vigor não atinge seus objetivos de reabilitação.

Diante da contundente aprovação, o texto agora retorna à Câmara dos Deputados para uma nova análise. Nesta etapa, será incluída a proposta de integrar cursos profissionalizantes ao regime prisional, uma tentativa de fornecer alternativas mais eficazes para a reintegração dos presos à sociedade. Este acréscimo visa endereçar uma das principais críticas ao projeto: a falta de medidas que efetivamente contribuam para a ressocialização dos detentos.

O debate sobre a eficácia das saídas temporárias tem sido intenso, com defensores argumentando que elas são cruciais para a manutenção dos vínculos familiares e sociais dos presos, enquanto os críticos apontam para os casos de reincidentes que aproveitam o benefício para fugir ou cometer novos crimes. Com a aprovação desse projeto, o Senado sinaliza uma mudança de paradigma na gestão do sistema carcerário, priorizando a segurança pública e a busca por alternativas que promovam a capacitação e a educação como ferramentas de reinserção social.

A decisão agora passa para as mãos da Câmara dos Deputados, onde o projeto será revisado com as novas inclusões. A expectativa é que a proposta gere um amplo debate sobre as melhores práticas para a reintegração de presos, equilibrando segurança pública e direitos humanos, enquanto busca soluções inovadoras e eficazes para o sistema prisional do país.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.