Polícia Federal realiza operação contra o tráfico internacional de pessoas e trabalho escravo
A Polícia Federal no Estado de São Paulo deflagrou nesta quarta-feira (16) a operação “Infâni”, com o objetivo de desmantelar uma rede de tráfico internacional de pessoas e resgatar vítimas da condição análoga à de escravidão. A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal.
Os agentes investigaram um possível caso de tráfico de pessoas, no qual trabalhadores, incluindo um menor de idade, provenientes do Paraguai, foram atraídos por promessas fraudulentas de emprego, moradia e alimentação custeados pelo empregador. No entanto, ao chegar à cidade destino, os trabalhadores descobriram que haviam sido enganados.
Em vez das condições prometidas, enfrentavam jornadas exaustivas de trabalho, recebendo valores irrisórios e alimentação inadequada, em troca de uma carga de trabalho diária que se estendia por 15 horas.
Um aspecto alarmante da investigação é a prática de reter documentos dos trabalhadores, como no caso de um adolescente cujo documento foi entregue ao motorista de ônibus e posteriormente retido pelo empregador.
A atuação de empresas de ônibus clandestinas tem chamado a atenção das autoridades, pois elas têm facilitado a migração ilegal de cidadãos paraguaios e bolivianos, incluindo menores desacompanhados, que se tornam vítimas particularmente vulneráveis ao trabalho forçado.
O Consulado do Paraguai reportou que no ano passado foram resgatados 22 menores paraguaios em São Paulo, todos em situação de desamparo.
Os investigados enfrentarão acusações que incluem redução de pessoas a condição análoga à de escravidão e tráfico internacional de pessoas, entre outros crimes.