SSP de São Paulo promove ampla reestruturação no comando da Polícia Militar | Estado de São Paulo - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SSP de São Paulo promove ampla reestruturação no comando da Polícia Militar

SSP de São Paulo promove ampla reestruturação no comando da Polícia Militar

Mudança de 34 coronéis, incluindo cúpula da PM, acontece em meio a críticas sobre ações policiais na Operação Verão.

Nessa quarta-feira (22), a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) anunciou a substituição de 34 coronéis da Polícia Militar, afetando quase metade do comando da instituição, que é composto por 63 coronéis. As alterações, que incluem mudanças no Comando de Policiamento de Choque – divisão responsável pela Rota, conhecida tropa de ronda ostensiva – e no Centro de Inteligência da Polícia Militar, são parte de uma estratégia de renovação e adequação técnica, conforme informado pela Secretaria.

Segundo a Agência Brasil, a SSP destaca que as substituições fazem parte de uma série de promoções por mérito e movimentações de rotina, estendendo-se também às polícias Civil e Técnico-Científica desde o início do ano. O critério para tais mudanças é estritamente técnico, visando otimizar o desempenho das forças de segurança estaduais.

Estas mudanças ocorrem em um momento delicado, em que a Operação Verão, realizada na Baixada Santista, enfrenta intensos questionamentos. Desde o assassinato do soldado Samuel Cosmo, em 2 de fevereiro, durante um patrulhamento, o número de civis mortos em confrontos com a Polícia Militar ascendeu a 32. Tal situação tem atraído a atenção e crítica de entidades de direitos humanos, incluindo a Defensoria Pública de São Paulo, que solicitou acesso aos boletins de ocorrência das vítimas em ações policiais.

Além disso, a Ouvidoria da Polícia, juntamente com deputados estaduais, coletou depoimentos de moradores dos bairros periféricos da Baixada Santista, onde foram relatadas denúncias de execuções, torturas e abordagens violentas por parte de policiais militares.

Apesar das críticas, a Secretaria de Segurança defende as ações da Polícia Militar, afirmando que todos os confrontos ocorreram durante operações de combate ao crime organizado. A pasta também ressalta o resultado das operações, com a prisão de mais de setecentas pessoas, incluindo 260 foragidas da Justiça, reiterando o compromisso com a segurança pública e a ordem no estado de São Paulo.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.