Polícia Penal de São Paulo é apresentada oficialmente com nova identidade visual e diretores

Polícia Penal de São Paulo é apresentada oficialmente com nova identidade visual e diretores (Foto: Mônica Andrade)Polícia Penal de São Paulo é apresentada oficialmente com nova identidade visual e diretores (Foto: Mônica Andrade)

A Polícia Penal do Estado de São Paulo, o mais novo órgão de segurança pública do Estado, foi oficialmente apresentada nesta sexta-feira (28) ao governador Tarcísio de Freitas. Durante a cerimônia, foi revelada a identidade visual da corporação, bem como os diretores da nova polícia: Rodrigo Santos Andrade (diretor geral) e Odirlei Arruda de Lima (diretor geral adjunto).

Criada pela Lei Complementar nº 1.416 em setembro de 2024, a Polícia Penal iniciou suas atividades em janeiro de 2025 e agora faz parte da Secretaria da Administração Penitenciária. O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da nova polícia como reforço nas forças de segurança ao lado da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. Segundo o governador, a Polícia Penal já nasceu moderna e estruturada, com o objetivo de garantir a vigilância, escolta e reintegração social de pessoas sob custódia no Estado.

A nova corporação unifica as funções de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) em uma única carreira, igualando-se às demais polícias do Estado. Durante a cerimônia, Tarcísio inspecionou o brasão da nova polícia, fardas e viaturas destinadas à escolta, transporte de presos e operações do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), especializado em situações de risco elevado, como distúrbios e rebeliões.

Os policiais penais participaram da escolha do fardamento, optando por um modelo multicam black, com 54% dos votos. Já o GIR continuará utilizando fardamento preto para operações de alta risco.

Atualmente, a Polícia Penal possui cerca de 26 mil efetivos, e a contratação de uma empresa para realizar o concurso para a seleção de 1.100 policiais penais está em andamento. Os candidatos deverão ter nível superior completo, e cursos de qualificação e especialização serão considerados para progressão na carreira.

Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, as notícias do nosso site: clique neste link!

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Caio Lausi
Jornalista, tecnólogo em Segurança Pública e editor responsável pelo extinto "Portal Armas de Fogo", site especializado em armas de fogo, balística e treinamentos.