O SILÊNCIO DO HOMEM

    Quem sofre em silêncio sofre dobrado...

    PORJosuel Constante

    30/04/2020 02:57
    Atualizado em 10/04/2024 20:34

    O SILÊNCIO DO HOMEM

    Já ouvimos muitos dizeres de que o homem, vive dentro de sua caixinha, muitos homens enfrentam problemas em se comunicar quando se trata de sentimentos, pois o homem foi educado dentro de uma sociedade em que o fato do homem manifestar emoções ou sentimentos, era visto como sinal de fraqueza.

    Quantas vezes nossos pais nos diziam “Homem não chora!”, “Homem tem que ser o mais forte!”, “Isso não é coisa de homem!” … essas frases que foram construindo um caráter social que faz com que os homens da atualidade encontrem muita dificuldade de expressar seus sentimentos que acabam sendo canalizados para outras áreas da vida.

    Foto: Freepik

    O desenvolvimento de vícios como o alcoolismo e o tabagismo, bem como o uso de outros tipos de drogas, e a violência, se mostram como escape, a fuga para sentimentos reprimidos.

    Será que não está na hora de criarmos cuidados de saúde voltado para esses homens que guarda as pressões econômicas e amorosas e sociais para si?


    O olhar para o interior do ser humano nos revela muito mais do que aparências rebuscadas em sucesso, lazer, viagens e culto ao corpo tão disseminadas nas redes sociais.

    Agora, se você caro leitor, me perguntar o porquê este simples colunista está escrevendo sobre este tema, a explicação para tudo isto estão nos números assustadores de casos de suicídios com vítimas masculinas.

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, que é a segunda maior causa de morte em jovens de 15 a 29 anos, 79% dos casos acontecem em países de baixa e média renda, e 76% destas mortes ocorrem em homens até os 45 anos de idade.

    Foi esta grande parcela de 76% dos casos de suicídios ocorrendo entre homens que me levou a escrever este texto, vamos dar ouvidos aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, pois quem sofre em silêncio sofre dobrado.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design