Canil da Guarda Civil Municipal de Limeira: Eficiência e Dedicação no Combate ao Crime | Limeira - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Canil da Guarda Civil Municipal de Limeira: Eficiência e Dedicação no Combate ao Crime

Canil da Guarda Civil Municipal de Limeira: Eficiência e Dedicação no Combate ao Crime

Apolo, Bono e Safira, cães do Canil da GCM de Limeira, demonstram habilidades excepcionais em operações de segurança e educação.

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira (SP), ganhou destaque nesta terça-feira (27), pela Prefeitura da cidade, em funcionamento desde 2018 graças a uma lei promulgada pelo prefeito Mario Botion, tem se destacado por sua contribuição significativa no combate ao tráfico de drogas e na localização de armas de fogo. Composta por Apolo, Bono e Safira, trio de cães da raça Pastor Belga de Malinois, a unidade especializada exerce um papel crucial nas operações de segurança pública da cidade, além de participar de atividades educativas em escolas, demonstrando a versatilidade e o comprometimento destes animais com a comunidade.

Selecionados com base em critérios rigorosos de personalidade, sociabilidade e genética, os cães começam sua jornada no Canil desde os primeiros meses de vida, sendo gradualmente expostos a diversas situações para adaptá-los ao ambiente de trabalho. O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, enfatizam a importância da fiscalização e do treinamento contínuo, garantindo que o serviço prestado seja de alta qualidade e eficácia.

O treinamento dos cães, que inicia aos 8 meses de idade, é fundamentado em instintos naturais como o de caça e brincadeira, além da motivação por comida, culminando em um programa intensivo que prepara os animais para atuarem eficientemente nas ruas de Limeira. Este processo não só desenvolve o faro aguçado dos cães para detectar drogas e explosivos mas também garante sua aptidão física através de uma rotina de exercícios diversificada.

A atenção ao bem-estar dos cães é uma prioridade para o Canil da GCM, com uma jornada de atividade limitada a 6 horas diárias para assegurar que mantenham um alto desempenho em suas funções. O vínculo entre os animais e seus condutores é fortalecido não apenas no campo de trabalho mas também na vida cotidiana, como demonstra a relação entre o GCM Ragonha e seu companheiro canino, Bono, evidenciando a integração dos cães como membros valorizados da equipe e da família.

Em 2023, o Canil já auxiliou em 436 ocorrências, incluindo operações significativas em colaboração com outras forças de segurança, como o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE). Em uma dessas operações, Bono localizou 100 quilos de pasta base de cocaína, reforçando a capacidade excepcional dos cães em contribuir para o combate ao crime em Limeira.

O sucesso do Canil da GCM de Limeira ressalta o valor inestimável dos cães no apoio às operações de segurança e na promoção de um ambiente mais seguro para a cidade. Com habilidades que superam em muito as capacidades humanas, Apolo, Bono e Safira não apenas intimidam potenciais criminosos mas também servem como embaixadores de programas educativos, ensinando as gerações mais jovens sobre a importância da segurança e do respeito mútuo entre humanos e animais.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.