Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro em São José dos Campos

Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro em São José dos Campos (Foto: Polícia Civil)
A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (27), uma operação contra empresas envolvidas em um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro em São José dos Campos (SP). Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e um homem foi preso em flagrante. As investigações apontaram conexões do grupo com uma facção criminosa brasileira e integrantes de células terroristas internacionais.
A Operação Ultravale, deflagrada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), revelou que os investigados usavam empresas de fachada e refugiados como sócios e administradores fictícios. Em troca, esses indivíduos recebiam pagamentos mensais enquanto eram mantidos afastados da gestão real. A prática permitia ocultar os verdadeiros operadores e simular legalidade nas transações financeiras.
Com essa estrutura, o grupo obtinha empréstimos bancários e crédito no mercado financeiro com dados artificiais. Após a liberação dos valores, as empresas eram encerradas, deixando de cumprir as obrigações e causando prejuízos milionários. Relatórios de inteligência financeira comprovaram transações bancárias entre as empresas investigadas e organizações criminosas. Algumas movimentações envolviam entidades listadas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos como vinculadas ao terrorismo.
Durante a operação, foram bloqueadas contas bancárias, aplicações financeiras e sequestrados bens avaliados em R$ 45 milhões. Em um dos endereços, um indivíduo foi preso por posse irregular de arma de fogo e munições. Os agentes apreenderam um veículo de luxo, R$ 60 mil em espécie e 20 mil dólares, além de documentos, cartões bancários, celulares, tablets e computadores, que serão submetidos à perícia.
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, as notícias do nosso site: clique neste link!