Alimentação Saudável | Papo de Especialista - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alimentação Saudável

A frase “Somos o que comemos” Pode até parecer bobagem, mas não poderia ser mais verdadeira. Nossos hábitos alimentares não estão apenas relacionados ao controle de peso, diversos problemas de saúde podem ser evitados ou favorecidos de acordo com o que consumimos.

Há várias maneiras de deixarmos nossas defesas fortalecidas, como por exemplo, manter uma rotina de sono regular, menos estresse, redução no consumo de álcool e cigarro, manter-se hidratado e talvez uma das mais importantes: manter bons hábitos nutricionais.

Alimentar-se bem é uma forma de cuidar da própria saúde. Pensando no corpo como uma máquina que precisa de combustível de qualidade facilita o entendimento de que não basta matar a fome para estar bem alimentado. A base nutricional de um indivíduo deve ser composta por alimentos naturais ou minimamente processados, que sofreram poucas alterações na composição. A orientação é: desembalar menos e descascar mais. O alimento tem potencial de gerar saúde no organismo. Na hora de escolher pode-se estar determinando ali a sua saúde. Quando você opta por alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, eles são protetores do nosso organismo contra as doenças crônicas.

Por outro lado, optar pela ingestão frequente e em grande quantidade dos alimentos ultraprocessados pode gerar doenças.

Alimentação saudável precisa se tornar um hábito, as refeições devem ser compostas de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Para isto, necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Assim, para uma pessoa suprir suas necessidades nutricionais é necessário haver a combinação de vários alimentos pois alguns nutrientes estão mais concentrados em um determinado grupo de alimentos do que em outro.

A importância da alimentação equilibrada é tanta que os nutrientes protetores devem ser consumidos por meio dos alimentos. Portanto, a ingestão de vitaminas em cápsulas não substitui uma boa alimentação.

Alguns hábitos saudáveis a serem adotados:

  • Consuma bastante água. O recomendado é, pelo menos, 30 ml por kg de peso.
  • Reduza o consumo do sal, ele está diretamente ligado a doenças como a hipertensão. Para dar tempero, use e abuse de temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros;
  • Diminua o consumo excessivo de doces;
  • Pratique atividade física pelo menos 3 x por semana
  • Aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.

Lembre-se: Hábitos alimentares saudáveis vão funcionar como fator protetor, se forem adotados ao longo da vida! “Somos o que comemos”

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.