Na manhã desta quarta-feira (1º), a Polícia Civil (PC) deu início a uma nova fase do SP Mobile, focado na recuperação de celulares furtados ou roubados em todo o estado de São Paulo. Nesta nova fase do SP Mobile, cerca de 1,5 mil notificações foram enviadas para pessoas que estão utilizando aparelhos com restrição criminal, identificados por meio do cruzamento de dados de boletins de ocorrência com informações das operadoras de telefonia.
Os usuários notificados têm o prazo de três dias para comparecer a uma delegacia da Polícia Civil e comprovar a origem legal do aparelho ou realizar a devolução voluntária. Em caso de descumprimento, os envolvidos poderão responder criminalmente por receptação, conforme avaliação de cada caso.
Segundo o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do SP Mobile, nas fases anteriores do programa, a maioria dos notificados alegou ter adquirido o celular de terceiros ou de estabelecimentos comerciais, sem saber que o item era fruto de crime. Além das notificações, policiais realizam diligências com base em mandados judiciais e fazem fiscalizações em comércios, com o objetivo de desarticular redes criminosas que atuam na revenda de aparelhos irregulares.
A ação faz parte de uma força-tarefa permanente que já resultou na recuperação de mais de 8 mil celulares desde a criação do SP Mobile, sendo que 3,8 mil já foram devolvidos às vítimas. Apenas na fase anterior, quase 300 aparelhos foram recuperados após o envio de alertas. Uma das beneficiadas, Gabrielly Furtado, de 25 anos, relatou ter sido chamada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e conseguiu reaver seu celular. “Eu já tinha perdido as esperanças, nem acreditava”, disse.
A Polícia Civil reforça a importância de registrar corretamente o número de identificação do aparelho (IMEI) no boletim de ocorrência, o que facilita a localização e a devolução dos celulares aos legítimos donos. O número pode ser encontrado na caixa do produto, na nota fiscal ou no próprio sistema do aparelho.
O SP Mobile foi criado inicialmente na capital e, desde junho, passou a operar em todo o estado. A plataforma é considerada pioneira no Brasil por integrar ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares. De janeiro a agosto deste ano, 173,3 mil celulares foram furtados ou roubados em São Paulo, representando uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.














