Uso de mídias sociais e aplicativos mensageiros por Policiais Militares de São Paulo | - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uso de mídias sociais e aplicativos mensageiros por Policiais Militares de São Paulo

Uso de mídias sociais e aplicativos mensageiros por Policiais Militares de São Paulo

Por RENAN FARAH, advogado militar

Bem no final do ano passado foi publicada a Diretriz PM 3-006/02/21, que veio para “regulamentar” o uso das mídias sociais e aplicativos de mensagem pelos policiais militares do Estado de São Paulo.

Motivo

Essa diretriz foi criada em razão do crescente uso das mídias pelos policiais vinculando à instituição. Alguns policiais passaram a fazer as redes sociais serem mais importantes do que seu próprio trabalho, filmando abordagens, operações, instalações, colocando em risco a imagem da corporação, os seus colegas de farda, seus familiares, e a sua própria vida.

Assim, foram criadas regras para postagens que relacionem direta ou indiretamente `a policia, inclusive as postagens que também se relacionam à vida particular do(a) policial.

Ficou então vedado divulgar o armamento, as instalações físicas da polícia, as ocorrências, missões, apurações, investigações, operações, antes que tenha havido um mínimo filtro do comando, ou que por sua natureza devam sempre ser sigilosas.

A quem essa diretriz atinge?

Essa diretriz não se aplica somente aos policiais militares da ativa, mas também aos agregados e aos veteranos. Ou seja, atinge até mesmo aquele que está atualmente sem receber o soldo!

Por mídias sociais, o que se entende?

“Latu sensu”, ou seja, engloba textos, imagens, vídeos e áudios, que podem ser publicadas em: Blog, Instagram, Facebook, Twitter, Tiktok, Youtube. Quanto aos aplicativos de mensagem, entenda-se: whatsapp, telegram, facebook messenger etc.

Quais ações estão reguladas e vedadas?

Criação, edição, postagem publicação de conteúdo relacionado à PM. Com ou sem monetização desse conteúdo – direta ou indireta.

Divulgar imagem, logomarca, brasoes, insígnias, símbolos, cargos, funções, e-mail corporativo. Interior das instalações da polícia militar. Operações, investigações, missões, ou qualquer militar ação que deva ter sigilo, ou que tenha interação com a polícia militar.

Vídeo-treinamentos e instruções recebidas pelos policiais. Dicas e conteúdos relativos a concurso da policia. Ou seja, não pode mais ter o famoso “bisu” de dicas por parte de policiais para o aspirante a ingressar na corporação.

Reivindicações de cunho politico partidário. Nem de um lado, nem de outro. Paixões políticas devem ser guardadas para si, não podendo mais demonstrar apoio nem à posição, ou para a oposição, nem ao presidente, nem ao governador.

Ficam proibidas as publicações onde o policial versa sobre suas “considerações” sobre atos de superiores. Expressamente vetada a divulgação de “fakenews”. O policial deve saber filtrar muito bem o que publica e a veracidade dos fatos. Postar foto que indique que é militar, seja farda, seja brasão, etc.

Publicações íntimas contra o decoro e ao respeito. Fotos sensuais de perfis de policiais femininas, de bikini, lingerie, roupa de academia decotada, mesmo que de forma privada em “only friends”, “close friends”, “privacy”, monetizando o conteúdo.

Mas regulamentar é diferente de simplesmente proibir, portanto, versamos agora sobre o que não é vetado:

É permitido publicar:

Desde que atente-se ao decoro, ética, respeito, permite-se fazer publicações em solenidade e formaturas; em casamento com uso de uniforme (respeitadas as regras para este ato); Campanhas humanitárias e solidárias, desde que previamente aprovada pelo setor de comunicação social institucional;

Em aplicativos de mensagens, é possível criar grupos entre policiais e inclusive civis, para tratar de estudos, assuntos profissionais, pareceres e aperfeiçoamentos, onde o militar deverá ter a postura de militar e discorrer apenas sobre esses assuntos.

Em grupos que não tenham essa finalidade, o PM deverá atentar-se ainda sobre a sua postura, sua graduação perante os outros que ali estiverem, e o de maior patente deverá estabelecer as regras do grupo, na forma da ética, decoro e respeito.

Aparelhos intercomunicadores funcionais também deverão ter sua utilização restrita ao trabalho, respeitando a ética, decoro e respeito

Boas práticas digitais:

O que o policial expõe nas redes implica na credibilidade do seu trabalho e, principalmente, na credibilidade da instituição. Comentários devem evitar qualquer tema que dê margem para ser mal interpretado, tanto quanto a sua pessoa, quanto à corporação.

Ter boas práticas digitais significa:

Não divulgar fotos de colegas no trabalho sem a sua anuência;

Não publicar fotos pessoais durante o horário de serviço;

Não usar o ambiente virtual para questões que não faria na vida real;

Não publicar conteúdos contraditórios com a vida do policial militar;

Optar pela opção de perfil fechado para ter mais controle sobre quem acompanha as suas postagens; Se ficar em duvida, antes de postar, consulte os canais oficiais da PM de comunicação social

Canal de comunicação oficial da PM:

É onde centraliza e traça estratégia de divulgação, o que divulgar, e a forma. A corregedoria deverá analisar os conteúdos que supostamente violaram as regras das boas praticas digitais informadas acima.

A diretriz ainda regulamenta que o DEC deverá formatar treinamento, e o Grande Comando deverá: Sistematizar a fiscalização dos subordinados; Orientar ou responsabilizar o infrator; Selecionar e encaminhar o que deve ser publicado, através do Canal de comunicação oficial da PM.

Batalhão, ou equivalente deverá: Orientar e fiscalizar os policiais da ativa, os agregados e os veteranos; Selecionar e encaminhar os vídeos para serem analisados pelo GCmdo se for pertinente para depois serem publicados; Realizar ampla divulgação destas regras aos policiais.

Das infrações:

Serão apuradas e punidas pelo RDPM, CÓDIGO PENAL MILITAR E/OU CÓDIGO PENAL, conforme o caso (observar o artigo 9º do CPM).

O policial que desejar dar publicidade a algum ato relacionado direta ou indiretamente a PM, será pelos meios oficiais, submetendo ao setor competente.

Depois que publicado na pagina oficial, é permitido então ao PM compartilhar na sua rede pessoal, resguardadas todas as características da postagem.

Para fins politico-partidários, os PMs poderão usar do seu cargo e função em suas redes sociais, na forma do RDPM.

Vigência:

Já está em vigência desde o final de janeiro. Então perfis irregulares já podem ser punidos. É melhor corrigir, deletar publicações imediatamente para evitar processos disciplinares.

Em dúvida, consulte seu superior hierárquico ou seu advogado especialista.

 

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.