A busca incansável da Felicidade. E você é feliz? | - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A busca incansável da Felicidade. E você é feliz?

Desde o seu nascimento, o homem vive em uma busca constante pela felicidade, no entanto muitos passam a vida toda sem encontra-la, pois a buscam em lugares longínquos, distantes, isolados, imaginando que poderá encontra-la em um local sofisticado, caro, requintado e de alto padrão. Porém, na verdade o segredo baseia-se em olhar ao redor de si mesmo, na simplicidade do cotidiano da vida, do respirar, do pensar, do interagir, da gratidão, na família, no filho(a), na oração, em uma árvore florida, em um pássaro ou até mesmo em uma semente germinada. A partir disso, surge o questionamento: O que é a felicidade?

A definição de felicidade segundo o sábio filósofo Aristóteles (384-322 a.c), “consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. Sendo que o que constitui a felicidade são ações virtuosas e as atividades viciosas conduzem o contrário”. Perceba então que a felicidade é um estado de espírito e está diretamente ligada à ação virtuosa do agente ativo, ou seja, você! Sua felicidade não está relacionada e não depende de ninguém, a não ser de você mesmo e de suas virtudes. Não é Ser feliz, mas estar feliz! Sentir-se feliz com os momentos cotidianos e diários.

Quando essa prática for uma constante em sua vida, automaticamente o sentimento de felicidade estará presente com maior naturalidade em seu espírito, no seu dia a dia, por isso sorria mais, sorriso atrai felicidade. Agradeça mais, gratidão atrai felicidade. Procure ser justo, justiça atrai felicidade. Ame mais, amor atrai felicidade.

Ter objetivos, fazer planos, projetos profissionais e pessoais é muito importante para o seguimento e crescimento pessoal, uma pessoa feliz e grata consegue ver a felicidade no caminho, na construção, no dia a dia, na busca dos sonhos, ainda que ainda não os alcançou, ela sente que está no caminho certo, deita tranquila em seu travesseiro e consegue saborear a satisfação do passo a passo na busca do ideal. Enquanto uma pessoa que não entendeu o processo da simplicidade e do passo a passo torna o caminho da conquista uma luta diária, uma briga árdua, triste e por vezes insuportável.

Para Aristóteles “é mais feliz a pessoa que entende o processo do conhecimento do que a pessoa que atinge o objetivo sem entende-lo”, para ele como já citado, a felicidade está relacionada a 11 (onze) virtudes, domine estas onze virtudes e serás feliz, são elas: Coragem, Temperança, Generosidade, Magnificência, Humildade, Paciência, Verdade, Astucia, Simpatia, Vergonha e Justiça.

Sigamos mais adiante com as ideias de nosso saudoso filósofo, ele nos orienta que devemos atentar que para cada virtude, estará a ela vinculado, dois vícios por si só, cabe a nós a justa medida, o equilíbrio necessário entre a virtude e o vício, não é tão complicado, explico:

A virtude da Coragem! A Coragem deve ser obtida “na justa medida” para impulsiona-lo a frente da batalha e resolução do conflito, contudo não ao excesso de coragem para não se expor-se indevidamente ao perigo da linha de frente, também, não a falta de coragem para que não seja abatido como covarde. Entenda, como tudo é uma questão de “bom senso” em um trocadilho para os nossos dias.

A virtude da Justiça! A justiça deve ser aplicada “na justa medida” entre lidar de forma justa com os outros, está entre o egoísmo próprio e a abnegação alheia. Essa virtude também pode ser aplicada em diferentes situações da vida cotidiana, com empatia, afeição e afeto.

Poderíamos fazer esse exercício prático na aplicação da justa medida a todas as virtudes aplicadas por Aristóteles, o mais interessante é que ele deixa espaço para erros, para questionamentos, para aprendermos e melhorar sem nos condenar a ser pessoas más ou que não consigamos nos adaptar a proposta das virtudes e sermos felizes.
Por fim, existem dois dias que nunca poderemos ser felizes, um foi ontem e outro será o amanhã? Sinta-se grato e feliz agora pela tua vida, por estar consciente e lendo este breve artigo, respirando, pensando e quem sabe sentindo o aroma e sabor de um belo café.

Pare!
Respire fundo!
Sinta-se feliz por estar vivo HOJE!

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.