Pular para o conteúdo
Jornalismo • Segurança pública • Informação
Entrar no canal de notícias ↗
Menu
Esteja perto da notícia. Siga o Policial Padrão todos os dias.

Polícia Civil deflagra operação Paralaxe e prende criminosos por tráfico e organização criminosa

Investigações partiram da apreensão de celular que desvendou rede de tráfico, resultando em 7 prisões e mais de 1.800 porções de drogas

Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Civil de Capivari (PC), em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC Piracicaba e o DEIC Sorocaba, deflagrou a Operação Paralaxe visando o combate ao tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa nas cidades de Capivari, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sorocaba (SP).

A operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva em diversas localidades da região.  Ao longo da ação, sete pessoas foram presas, sendo dois flagrantes realizados — dentre os presos, um de 21 anos no bairro Cidade Nova de Santa Bárbara d’Oeste; outro de 18 anos em uma adega no bairro Jardim Brasília (Americana /SP) onde foram encontrados drogas, anotações do tráfico, máquinas de cartão, máquinas caça-níqueis e bebidas adulteradas; mais dois presos de 18 e 22 anos em bairros da região; um casal de 22 anos na mesma adega; e um sétimo preso que já estava recolhido no sistema prisional, com mandado formalmente cumprido.

Durante as diligências foram apreendidos: mais de 1.800 porções de drogas (maconha e “ice”), cadernos com anotações do tráfico, aparelhos celulares, garrafas com bebidas adulteradas, máquinas de caça-níqueis, maquininhas de cartão e dinheiro em espécie.

A investigação teve início após a apreensão de um celular num procedimento relacionado ao furto de uma caminhonete em Santa Bárbara d’Oeste. A partir da análise das informações contidas no aparelho, foi possível mapear redes de contato, transações ilícitas e identificar os alvos da operação. 

Todos os presos foram conduzidos à unidade policial da Polícia Civil em Capivari para os procedimentos de polícia judiciária e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.

O significado do nome da Operação Paralaxe

O termo “paralaxe” tem origem na astronomia e na óptica, e significa a diferença aparente na posição de um objeto quando observado de diferentes pontos de vista. Em outras palavras, é o deslocamento da percepção de um mesmo ponto conforme o ângulo de observação. O conceito é amplamente utilizado para medir distâncias de estrelas e planetas, mas também carrega um sentido simbólico profundo.

No contexto policial, a Operação Paralaxe recebeu esse nome justamente por representar uma mudança de perspectiva nas investigações conduzidas pela Polícia Civil de Capivari. A análise de um simples celular apreendido em uma ocorrência de furto levou os investigadores a enxergarem — sob um novo ângulo — a existência de uma rede criminosa mais ampla, que envolvia tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro em diferentes cidades da região.

Assim, o nome “Paralaxe” reflete a capacidade investigativa da Polícia Civil de observar além do aparente, conectando fatos e informações que, à primeira vista, pareciam isolados, mas que, sob uma nova ótica, revelaram um esquema complexo de tráfico e organização criminosa.

FAÇA PARTE DO POLICIAL PADRÃO

A notícia passa.
A nossa conexão continua.

Entre no canal de notícias e acompanhe o portal nas redes. Informação da sua região, prevenção e os fatos que merecem sua atenção.

Veja também em Capivari

Ver todas ↗

Mais notícias de Piracicaba e Região

Ver todas ↗
plugins premium WordPress