Polícia Civil faz operação contra fraudes financeiras no programa Desenvolve SP | Campinas - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Polícia Civil faz operação contra fraudes financeiras no programa Desenvolve SP

Polícia Civil faz operação contra fraudes financeiras no programa Desenvolve SP

Mandados tinham alvos em Campinas, Elias Fausto, Indaiatuba e Valinhos

A Polícia Civil realiza nesta segunda-feira (30) uma operação contra uma quadrilha que fazia lavagem de dinheiro e fraudes financeiras usando empréstimos do Desenvolve SP. No total, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Indaiatuba (SP), Campinas (SP), Elias Fausto (SP), Salto (SP), Valinhos (SP), Cotia (SP), Osasco (SP) e Carapicuíba (SP).

De acordo com a polícia, a operação recebeu o nome ‘Avaritia’, termo do latim que significa ganância. Nas investigações, a equipe descobriu um prejuízo já comprovado de R$ 5 milhões. No entanto, o valor pode chegar a R$ 40 milhões, segundo a corporação.

Polícia cumpriu 20 mandados (Foto: Polícia Civil)

O esquema criminoso fundava empresas fantasmas, constituídas para obter empréstimos do Desenvolve SP, banco público estadual vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os valores eram repassados a outros integrantes do grupo, com o objetivo de “esconder” os valores desviados.

Os empréstimos foram realizados em 2021 e não foram pagos pelos investigados. Ainda segundo a polícia, a organização fraudou documentos e “possivelmente contou com participação de funcionários do banco estadual”. A investigação informou que, por isso, o Desenvolve SP colabora com as investigações.

Quadrilha fundava empresas fantasmas para conseguir empréstimos e realizar as fraudes financeiras (Foto: Polícia Civil)

Além das buscas e apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros, bens e valores, com a finalidade de devolver aos cofres públicos a quantia fraudada.

Os alvos vão responder por organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.