Nova Odessa ministra curso de direção defensiva
Ao longo do último domingo (1º/08), quase 20 profissionais de Nova Odessa participaram gratuitamente de um curso sobre direção defensiva oferecido por duas empresas da cidade. Foram beneficiados três membros da Defesa Civil Municipal Municipal, nove integrantes da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa, um guarda civil e três integrantes do GRAR (Grupamento de Resgate em Áreas Remotas). Todos receberam certificado.
De manhã, a instrução teórica aconteceu na sala de treinamento da empresa MP Segurança Serviços de Treinamento, e foi ministrada pelo professor João Pedro Almeida Becker, da empresa The World Becker – também responsável pela certificação do curso. Ambas as empresas atuam na área de cursos e treinamentos de “NRs”, ou seja, de Segurança do Trabalho, salvamento e resgate e afins.
“Falamos sobre noções de direção com segurança, manutenção preventiva e desgaste prematuro das peças do veículo, economia de combustível e segurança para motoristas passageiros e pedestres”, detalhou João Pedro.
Já a instrução prática, à tarde, aconteceu no bolsão de estacionamento e no entorno da Praça dos Três Poderes, na Avenida João Pessoa, que foi isolada especialmente para a atividade. O professor foi o piloto da modalidade “drift” Scoth Alves Steinhardt.
“Na parte prática, eles aprenderam desde a maneira correta de se sentar no banco, a maneira correta de conduzir o veículo, com mais economia de combustível, quais os vícios na direção que podem ser prejudiciais à condução segura, gerar distrações ou desgaste prematuro do equipamento, por exemplo”, completou Scoth.
Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag, as aulas foram muito produtivas. “Agora podemos transitar na viatura com mais segurança e evitar desgaste prematuro das peças do veículo, economizando recursos públicos, que são escassos. O curso foi uma doação das empresas, então pra gente foi muito bom, o curso não teve custo e nos deixa mais preparados para o atendimento das ocorrências do dia a dia”, afirmou.
Maicon Pesce, chefe operacional dos bombeiros voluntários, também agradeceu a parceria com as empresas. “Para nós, bombeiros voluntários, treinamento foi muito importante, ainda mais agora que adquirimos uma viatura de resgate. Certamente vamos poder trabalhar com mais segurança e o menor desgaste possível do equipamento”, salientou.
A viatura – uma GCM Blazer adaptada para resgate, salvamento e transporte de pacientes – foi adquirida pela Associação com recursos próprios, obtidos através dos “pedágios solidários” e eventos, e já foi utilizada, por exemplo, em apoio à Defesa Civil no transporte de pessoas em situação de rua para o abrigo emergencial por causa do frio intenso, semana passada.