Após anunciarem furto de veículo em redes sociais, vítimas caem em golpe

    PORRedação Policial

    22/01/2021 21:29

    Após anunciarem furto de veículo em redes sociais, vítimas caem em golpe

    Equipes da DIG de Americana descobriram que criminosos estão aplicando um golpe após vítimas anunciarem furto de veículo em redes sociais, veja como funciona.

    As equipes de investigação da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana vem atendendo ocorrências em que vítimas de furto de veículo recebem ligações solicitando resgate em dinheiro para devolução do bem subtraído.

    Na verdade, essa solicitação de dinheiro para devolução trata-se de um golpe, que funciona da seguinte forma: vítimas de furto de veículos anunciam o crime nas redes sociais (facebook, instagram, entre outras) com o intuito de tentar reaver seu bem. Muitas vezes esses veículos são financiados e não possuem seguro, levando as vítimas ao desespero.

    Ao receberem a ligação pedindo o resgate do carro, acabam acreditando na promessa de devolução. Então o golpista envia uma ou mais fotos do veículo, que não são as mesmas da divulgação nas redes sociais, levando as vítimas a acreditarem que realmente estão com o veículo.

    Nesse momento, é indicada uma conta bancária para receber o resgate do carro e marca-se um local para a devolução do bem subtraído. Feita a transferência, o carro não é devolvido e o golpista desaparece.


    Durante a investigação de um desses casos, uma particularidade nas fotografias enviadas pelos golpistas chamou a atenção dos investigadores: as fotos sempre vem “cortadas” exibindo apenas pequenas partes do carro, sem mostrar a placa.

    Assim, os policiais da DIG orientaram uma das vítimas a solicitar mais fotos do veículo antes de transferir o dinheiro e, em uma dessas fotos, parte do golpe foi descoberto: na foto enviada pelo indivíduo, aparece o pátio de uma vistoriadora credenciada, inclusive com a vitima sentada ao lado do carro, aguardando a vistoria.

    Foto do veículo (Foto: divulgação)
    Foto do veículo (Foto: divulgação)

    Após aprofundarem as investigações, foi constatado que no aplicativo para celulares “DetranSP”, ao  inserir as placas e o RENAVAM de qualquer veículo que tenha passado por vistoria veicular, é possível acessar as fotografias do laudo de vistoria, e são exatamente essas imagens que estão sendo utilizadas para dar o golpe.

    Fica o alerta da Polícia Civil para toda a população.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design