Câmeras corporais auxiliam na segurança dos envolvidos na ocorrência
Levantamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo revela que o uso das câmeras operacionais portáteis (COP) contribui diretamente para ampliar a segurança de todas as partes envolvidas nas abordagens policiais.
A tecnologia embarcada nos dispositivos utilizados pela PM paulista permite transmissão de áudio e vídeo em tempo real, bem como a localização via GPS, garante uma análise detalhada do cenário e do comportamento dos policiais e abordados da ocorrência, garantindo mais segurança para todos os lados.
Na análise, foi observado a redução no número de confrontos, preservando diretamente a integridade dos policiais e abordados. Entre os batalhões que contam as câmeras acopladas aos uniformes, a redução dessas ocorrências foi de 87% – resultado 10 vezes mais expressivo do que o apurado nas unidades que não dispõem das bodycams.
As câmeras operacionais portáteis também contribuem para a ampliação da produtividade operacional. De acordo com os dados analisados pela PM paulista, os números de flagrantes e de apreensões de armas de fogo foram 41,4% e 12,9% maiores, respectivamente, entre os batalhões equipados com câmeras.