Polícia Civil: Do concurso a formação
Segundo a Agência SP, a formatura de policiais civis em São Paulo representa um reforço no efetivo de segurança pública e uma redução no déficit da corporação. Nesta quinta-feira (26), o Estado formou 3.002 novos policiais civis e 170 médicos legistas. Durante o processo de formação, os novos profissionais passam por estágios em delegacias e, no caso dos médicos legistas, têm prática em unidades do Instituto Médico Legal (IML).
Duração do curso de formação da Polícia Civil
Após a aprovação no concurso da Polícia Civil, os aspirantes ingressam na Academia de Polícia (Acadepol), onde o curso tem a duração de seis meses para delegados e três meses e meio para outras carreiras. As categorias contempladas na formatura desta quinta foram investigadores, escrivães e legistas, enquanto a formatura dos novos delegados está prevista para novembro.
O que é ensinado na Acadepol?
Durante o curso, os aprovados aprofundam seus conhecimentos em criminologia, tiro ao alvo, ciência, tecnologia, investigação, gestão de atendimento ao público e direitos humanos, além de aprenderem sobre inquérito policial.
Requisitos acadêmicos para policiais civis
Além da aprovação no concurso público, os requisitos acadêmicos variam conforme a categoria. Delegados precisam ter graduação em Direito, enquanto investigadores, agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos criminais necessitam de ensino superior completo. Outras categorias exigem apenas o nível médio.
Quem se formou nesta turma?
Nesta turma, foram formados 3.002 policiais civis, sendo 1.060 investigadores e 1.942 escrivães, além de 170 médicos legistas. Mais de 300 delegados estão em formação e devem concluir o curso até novembro.