Na noite desta segunda-feira (4), a Polícia Militar (PM) recupera mais de 31 toneladas de algodão roubadas, avaliadas em aproximadamente R$ 349,8 mil, nas dependências de uma empresa no Parque Industrial Harmonia, em Nova Odessa (SP).
A ocorrência começou quando a equipe foi acionada pelo 190, após informações da empresa de monitoramento indicarem, pelo sinal de rastreamento, que a carga estava no interior da tecelagem Jolitex, que foi indicada pelo representante da empresa de monitoramento. No local, com autorização do serviço de portaria, os policiais entraram e confirmaram a carga sem caminhão, motorista e representante da transportadora e que o material correspondia às notas fiscais da carga roubada, subtraída conforme boletim de ocorrência anterior registrado, bem como o sinal de rastreio afirmando ser o material produto de crime.
A entrada e saída do caminhão na empresa teriam ocorrido entre 10h15 do dia 28 de julho e 10h28 do dia seguinte.
O advogado da empresa, Josémar Estigaribia, a qual a carga estava estacionada afirmou que a mercadoria foi adquirida com nota fiscal e contrato, e que desconhecia a origem ilícita. A empresa registrou o veículo e o motorista no momento da entrega.
A carga ficou sob a guarda da tecelagem até que seja retirada pela seguradora responsável, representada pela empresa de Transportes. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, levantar imagens de câmeras de segurança e apurar as circunstâncias da transação bem como responsáveis criminais.
o portal de notícias Policial Padrão, tentou contato com a empresa, mais até a publicação nesta matéria, não obtivemos respostas. Mas fica aberto o direito de resposta da empresa quanto ao caso acima citado.
Roubo da carga: 31 toneladas de algodão roubadas
Caminhoneiro foi rendido e mantido refém
No dia 28 de julho, por volta das 7h, o motorista que transportava aproximadamente 35 toneladas de plumas de algodão foi vítima de um assalto à mão armada na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Cordeirópolis (SP). Ele havia estacionado o caminhão Mercedes-Benz 1938 branco, com para-choques e teto azul escuro, em um posto desativado, próximo à churrascaria uma churrascaria, quando foi surpreendido por um homem armado que entrou no veículo e ordenou que seguisse dirigindo.
Pouco depois, outro criminoso entrou no caminhão e ambos seguiram por um curto trajeto até o acostamento, onde havia uma caminhonete Toyota Hilux prata com outros dois homens envolvidos. A vítima foi retirada do caminhão, encapuzada e colocada no veículo menor.
Vítima libertada em área rural
O motorista foi levado até um canavial na cidade de Tapiraí (SP), onde permaneceu sob vigilância dos assaltantes por várias horas. Ele foi liberado e orientado a seguir a pé até encontrar ajuda. O grupo levou seu telefone celular, roupas e produtos de higiene pessoal, além da carga e da carreta acoplada.
A Polícia Civil investiga a participação de pelo menos quatro criminosos, descritos pela vítima como homens de cor clara, estatura média entre 1,73m e 1,80m, todos magros. Um deles usava boné e portava um revólver. O cavalo mecânico do caminhão foi recuperado no dia seguinte, mas as carretas com parte da carga continuaram desaparecidas até a ação que resultou na localização em Nova Odessa.