Um preso por tráfico de drogas fugiu do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana (SP) na tarde de sexta-feira (25), após ser deixado no local por policiais militares. A recaptura ocorreu cerca de três horas depois, com apoio de diversas viaturas e do helicóptero Águia da Polícia Militar.
O detento, que teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva pela Justiça de Rio Claro (SP), estava sob custódia da PM no pátio externo do CDP junto com outros quatro presos. De acordo com o registro policial, devido ao calor, os compartimentos da viatura foram abertos temporariamente para preservar a integridade física dos conduzidos.
O detido se queixou de formigamento e, com autorização da equipe, permaneceu fora da viatura sob vigilância. Em um momento de distração, aproveitou que o portão de acesso às visitas estava semiaberto, fugiu a pé e se lançou em um barranco de aproximadamente dez metros, acessando uma área de mata próxima.
A fuga mobilizou policiais penais, equipes da PM e o helicóptero Águia, que realizaram varredura e cerco no perímetro. O comando do CPI-9 também foi acionado. Por volta das 19h30, o homem foi localizado ainda algemado, em via pública nas imediações da mata, pela equipe da 1ª Tenente PM Aiany e do cabo Regis.
Após atendimento médico no Hospital Municipal de Americana, o recapturado foi apresentado no Plantão Policial da cidade. Como se encontrava sob mandado de prisão preventiva, foi lavrado o registro de captura de procurado, com previsão de nova audiência de custódia. Cópias do boletim serão encaminhadas à Justiça Militar e demais órgãos competentes.
Fique por dentro das notícias do Policial Padrão em primeira mão: entre agora no nosso canal no WhatsApp e acompanhe tudo em tempo real.