Na madrugada deste sábado (25), a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento especializado da Guarda Municipal de Americana (GAMA), realizou a ação em que a ROMU resgata criança presa em lamaçal, após o menino de 11 anos se perder em uma área de mata na região do Jardim São Luiz, em Americana (SP).
A ocorrência começou quando o Centro de Segurança e Inteligência recebeu a ligação de uma moradora, que relatou ter ouvido uma pessoa pedindo socorro dentro da mata.
A equipe seguiu até a Rua Antônio Gaiola e, por volta da meia-noite, também ouviu os gritos. Com o apoio de outras equipes operacionais, os guardas entraram na área de vegetação e percorreram aproximadamente 200 metros por um terreno de difícil acesso, coberto por lama e galhos.
Durante as buscas, a criança foi encontrada atolada até a altura da cintura e sem conseguir se movimentar. Os agentes conseguiram retirá-la do lamaçal e conduzi-la em segurança para fora da mata.
Apesar de não apresentar ferimentos aparentes, o menino estava com muito frio. Ele contou aos guardas que havia se perdido e permanecia no local desde o período da tarde.
A criança apresentava falas desconexas, mas conseguiu indicar o endereço onde morava. No imóvel, os agentes localizaram a mãe, que informou que o filho estava desaparecido desde as 15h.
Após receber banho e roupas limpas, o menino foi levado com a mãe para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento São José.
Em seguida, os dois foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária de Americana. Depois da análise da autoridade policial, a mãe foi liberada e deverá responder por abandono de incapaz.
O Conselho Tutelar também foi comunicado para acompanhar o caso e adotar as medidas necessárias para a proteção da criança.
A ação em que a ROMU resgata criança presa em lamaçal foi registrada pela câmera corporal do guarda que entrou na área de mata e realizou a retirada do menino. As imagens mostram as dificuldades enfrentadas durante as buscas e o momento do resgate.

















