Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de Americana, pertencente ao Deinter 9 – Piracicaba, deflagrou a Operação Vinha, que resultou na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas. A ação aconteceu após o avanço de uma investigação que apurava a comercialização de drogas no interior de uma metalúrgica localizada na Rua Salvador Orlando, na Vila Dainese, em Americana (SP).
A operação teve início após denúncia anônima que indicava que um funcionário do setor de produção estaria utilizando o local de trabalho para armazenar e distribuir drogas. De posse das informações, os policiais da DISE foram até a empresa e realizaram uma vistoria nos armários dos colaboradores. Com o uso das chaves pertencentes ao investigado, identificado de 48 anos, conhecido como Vinha, os agentes encontraram dois tijolos de maconha e anotações relacionadas à contabilidade do tráfico.
Questionado, o homem confessou o envolvimento no crime e revelou que mantinha mais drogas em seu apartamento, na Rua Romeu Fornazari, no bairro Dona Regina, em Santa Bárbara d’Oeste. No local, a equipe localizou um terceiro tijolo de maconha, um pacote da droga tipo “Colômbia” embalado a vácuo e dezesseis porções já fracionadas para venda, além de uma balança de precisão, embalagens vazias e R$ 178,00 em espécie.
Ao todo, a operação resultou na apreensão de três tijolos de maconha pesando 1,5 quilo, um pacote tipo Colômbia com 158 gramas e 16 porções totalizando 422 gramas, além de um veículo Ford Fiesta preto, utilizado pelo criminoso.
Após a confirmação da materialidade e autoria, “Vinha” recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado à sede da DISE de Americana, onde teve a prisão ratificada pelo delegado responsável. As investigações apontaram que o preso já possuía antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas, e havia cumprido 15 anos de prisão anteriormente.
Encerrados os procedimentos de Polícia Judiciária, o acusado passou por exame de corpo de delito e foi encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Apreensões da Operação Vinha
- 3 tijolos de maconha (1,5 kg)
- 1 pacote de maconha tipo “Colômbia” (158 g)
- 16 porções de maconha (422 g)
- 1 balança de precisão
- Embalagens para fracionamento
- 2 folhas com anotações
- R$ 178,00 em espécie
- 1 veículo Ford Fiesta preto (2009)
- 1 aparelho celular
Significado da Operação Vinha
O nome da operação faz alusão ao apelido do investigado, conhecido no meio criminal como “Vinha”, utilizado para identificar o alvo central das investigações e simbolizar o desdobramento de ações da DISE no combate direto ao tráfico de drogas na região de Americana.