Na manhã desta sexta-feira (7), a Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da Operação Ponte de Bordeaux, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas na região de Jales, no interior de São Paulo. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão nas cidades de Votuporanga, Fernandópolis e Aparecida d’Oeste (SP). As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Estadual de Votuporanga.
A nova etapa da operação é um desdobramento das investigações iniciadas em setembro, quando a primeira fase da Ponte de Bordeaux resultou em apreensões significativas de drogas e prisões de integrantes do grupo. Com base na análise do material apreendido, a PF identificou novos endereços ligados à organização criminosa, o que motivou a deflagração desta segunda fase.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM), com participação de equipes da Força Tática e do Canil do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de São José do Rio Preto. Durante o cumprimento dos mandados, entorpecentes foram encontrados em todos os locais vistoriados, além de uma balança de precisão e documentos de interesse das investigações.
Três dos investigados, que já estavam presos temporariamente, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Todos os presos foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Jales e permanecerão à disposição da Justiça Estadual.
Durante as diligências em Fernandópolis, os policiais também localizaram um cão em situação de maus-tratos, debilitado, ferido e sem acesso a água ou alimento. A Polícia Ambiental e o Centro de Zoonoses foram acionados, e após a constatação dos maus-tratos, os responsáveis foram multados em R$ 6 mil e responderão por crime ambiental. O animal foi resgatado e encaminhado para tratamento médico-veterinário.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme previsto na legislação penal brasileira.
Entenda o nome da Operação Ponte de Bordeaux
O nome “Ponte de Bordeaux” faz referência a uma das mais conhecidas pontes da cidade francesa de Bordeaux, local historicamente associado ao comércio e ao trânsito de mercadorias. A escolha simboliza o tráfego ilícito e as conexões entre cidades promovidas pela organização criminosa desmantelada na operação.
Primeira fase da Operação Ponte de Bourdeaux
Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ponte de Bordeaux, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas na região de Votuporanga e Jales, no interior de São Paulo.
A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária, nas cidades de Votuporanga e Fernandópolis.
As investigações começaram a partir de informações obtidas pela unidade da PF em Jales, que identificaram um grupo responsável pela distribuição de cocaína na região.















