Na noite desta quarta-feira (20), o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) localizou um imóvel na esquina da rua Ibitinga com a rua Campinas, no bairro Parque Novo Mundo em Americana (SP), onde havia um arsenal com fuzis e armas longas.
Durante a ação, os policiais encontraram grande quantidade de armamento e realizaram a prisão de dois homens que estava no local. O arsenal apreendido chamou a atenção pela variedade e pelo poder de fogo, o que mobilizou não apenas a equipe do BAEP, mas também a presença do comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI) Coronel Sabino e de agentes da Polícia Federal (PF).
Segundo informações preliminares, o imóvel era utilizado como ponto de armazenamento de armas, e a investigação segue em andamento para identificar a origem do material bélico e possíveis conexões com organizações criminosas.
Segundo a Polícia Militar, os fuzis AR-15 eram fabricados e destinados a facções criminosas no Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A operação começou após a abordagem de dois veículos suspeitos no bairro Novo Mundo, em Americana, onde foram encontradas peças de armamento. A partir das informações obtidas, os policiais localizaram um depósito com componentes suficientes para montar cerca de 40 fuzis e, em seguida, um galpão em Santa Bárbara com maquinários e moldes usados na fabricação.
Os envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Campinas, onde responderão pelo crime previsto no Art. 17 do Estatuto do Desarmamento, o arsenal foi enviado à Perícia.