Na tarde desta quinta-feira (23), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana prendeu um homem de 46 anos por adulteração de sinal identificador de veículo e crime contra as relações de consumo, em um desmanche localizado na Avenida São Francisco de Assis, bairro Vila Real, em Hortolândia (SP).
A ação fez parte de uma operação deflagrada pela Polícia Civil com o objetivo de combater a comercialização de peças automotivas de origem duvidosa.
Durante a fiscalização, os investigadores localizaram um veículo com placa sem registro junto ao Detran e diversas peças automotivas sem selo de identificação e etiqueta de comercialização, como determina a legislação vigente.
Diante da situação, uma equipe do Detran/SP foi acionada para apoiar a vistoria e confirmou as irregularidades encontradas. Segundo a Polícia Civil, o local funcionava como um desmanche irregular, sem a devida certificação e controle de procedência das peças.
O homem responsável pelo estabelecimento foi conduzido à sede da DIG, em Americana, onde a autoridade policial determinou sua prisão em flagrante pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e crime contra as relações de consumo, conforme o artigo 311, parágrafos 2º, incisos II e III, do Código Penal, e artigo 7º, inciso II, da Lei 8.137/90.
O caso segue em investigação para identificar a origem das peças e possíveis vínculos com furtos e roubos de veículos na região.
Apreensões de peças com adulteração de sinal:
- Placa sem registro no Detran;
- Diversas peças automotivas sem etiqueta de comercialização e sem selo de identificação.










