Na manhã desta terça-feira (12), a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana apreendeu 7,6 toneladas de frios vencidos e embutidos com validade vencida, que recebiam etiquetas falsificadas para serem recolocados no comércio, no bairro Jardim Gustavo Picinini, em Limeira (SP).

A ação, denominada “Operação Victus”, teve início após denúncia anônima indicando que em um depósito na cidade ocorria adulteração de datas de validade de produtos como mortadela, presunto, queijo e salame. A informação também descrevia a presença de uma van Renault prata e um veículo Volkswagen Saveiro com caixas de alimentos vencidos na caçamba.
Equipes da especializada foram até o local e encontraram os veículos descritos, além de grande quantidade de alimentos armazenados. O responsável, um empresário de 35 anos, admitiu que alterava as etiquetas e recolocava os produtos vencidos à venda como se estivessem dentro do prazo legal.
A Vigilância Sanitária e o Instituto de Criminalística foram acionados. A carga totalizou 7.640 quilos e foi recolhida para destruição no aterro sanitário de Limeira. Também foram apreendidos R$ 7.200, uma impressora para datas de validade, um molde metálico, um rolo de etiquetas falsificadas do Ministério da Agricultura, 10 litros de removedor de esmalte, um galão de acetona, uma maquininha de cartão e dois celulares.
O empresário foi preso em flagrante e encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, permanecendo à disposição da Justiça para audiência de custódia.