Na manhã desta quarta-feira (8), o Governo do Estado de São Paulo entregou 63 novas viaturas às Polícias Civil e Militar da região de São José do Rio Preto (SP), em cerimônia realizada nas sedes do Comando de Policiamento e do Departamento de Polícia Judiciária da região. A iniciativa representa um investimento superior a R$ 10 milhões e tem como objetivo fortalecer o policiamento, ampliar o atendimento de ocorrências e melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança.

Do total de veículos entregues, 55 foram destinados à Polícia Militar (PM), distribuídos entre diferentes unidades, especialmente os 30º, 16º, 17º e 52º Batalhões da PM do Interior (BPM/I). Cidades como Fernandópolis, Mirassol, Turmalina e Monções estão entre as contempladas. Além disso, duas viaturas foram encaminhadas ao Corpo de Bombeiros, para uso do 13º Grupamento.
As demais viaturas foram destinadas à Polícia Civil (PC), com distribuição entre delegacias da região e a Divisão Estadual de Investigações Criminais (Deic). Municípios como Votuporanga, Meridiano e Santa Fé do Sul estão entre os beneficiados com os novos veículos.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, o reforço na frota reflete o compromisso com a modernização das forças de segurança e a melhoria da estrutura de trabalho dos policiais.
“Essas aquisições representam a preocupação que temos em entregar melhores condições de trabalho aos nossos policiais, além de modernizar a frota e fortalecer a atuação nas ruas”, declarou Derrite.
Todos os veículos entregues, 63 novas viaturas, são modelos novos, equipados com tecnologias específicas para operações policiais, o que deve contribuir para a eficiência das ações nas ruas.
Desde o início de 2023, o Governo de São Paulo já entregou cerca de 2.200 viaturas a diferentes forças de segurança, incluindo a Polícia Técnico-Científica e o Corpo de Bombeiros, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 550 milhões.
A atuação reforçada das polícias tem refletido na queda dos índices criminais na região de São José do Rio Preto. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 512 roubos, uma redução de 16,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 614 casos. Esse número representa o menor índice de roubos desde o início da série histórica, em 2001.
Os furtos também apresentaram queda, passando de 9.872 registros em 2024 para 9.710 neste ano — 162 casos a menos. Nesse mesmo período, mais de 2,5 toneladas de drogas foram apreendidas, além de 434 armas de fogo ilegais retiradas das ruas e 492 veículos roubados ou furtados recuperados. Ao todo, mais de 6,8 mil infratores foram presos ou apreendidos pelas forças de segurança da região.