Idoso de 73 anos é encontrado após se perder em mata de Itatiba

    Equipes de resgate da Prefeitura e cães farejadores garantiram o sucesso na operação de busca

    PORLucas Pereira

    25/09/2023 12:03
    Atualizado em 25/09/2023 14:07

    Idoso de 73 anos é encontrado após se perder em mata de Itatiba

    Cão é utilizado para encontrar idoso perdido em mata (Foto: Prefeitura de Itatiba)

    Uma operação de busca e resgate bem-sucedida mobilizou equipes da Prefeitura de Itatiba (SP) após um idoso de 73 anos se perder em uma área de mata no bairro rural Terras de São Sebastião. O senhor, morador da região, saiu na manhã de terça-feira (19) para buscar gravetos, mas acabou se embrenhando mata adentro, ficando desorientado.

    Acompanhado por seus fiéis cachorros, Jovelina e Flocos, o idoso permaneceu na mata até ser encontrado no final da tarde de quarta-feira (20) pela equipe da Defesa Civil de Itatiba, com o apoio da Guarda Ambiental.

    O pedido de ajuda inicial foi feito à Guarda por um parente do idoso, que se dirigiu à base em busca de assistência após vizinhos e familiares terem procurado por conta própria, sem sucesso.

    No início da tarde, a equipe da Defesa Civil iniciou a operação de busca e resgate com os agentes Jeferson Montico, Edson Batista, Paulo Almeida e Natanael Severino da Silva Filho, acompanhados pelos cães farejadores Kimba, Thor e Gaia, além dos GMs Lopes e Santos, da Guarda Ambiental de Itatiba.


    A Operação

    A Defesa Civil visitou a casa do idoso para coletar uma peça de roupa que ele havia usado e que ninguém mais tinha tocado. A roupa foi coletada de forma adequada, com o uso de luvas, e serviu como material de odor para os cães farejadores. Os cães utilizam o cheiro da roupa para rastrear e indicar como encontrar a pessoa desaparecida.

    Devido à topografia acidentada da área, os três cães da Defesa Civil alternaram na busca e indicaram um caminho que ainda não havia sido explorado pela família. Foi nesse momento que a equipe ouviu um som distante de latidos e de alguém batendo em madeira, que era a forma como o idoso pedia socorro.

    Depois de cinco horas de trabalho, o homem foi resgatado de uma área de difícil acesso.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design