PF prende italiano foragido da Organização criminosa “Ndrangheta”
A Polícia Federal realizou, na manha de terça-feira (25), entrevista coletiva direto de Brasilia/DF dando esclarecimentos a Operação que teve a prisão do foragido italiano Rocco Morabito, onde investigações da própria PF indicam que ele faz parte da organização criminosa, denominada “Ndrangheta”.
A Operação faz parte, de uma cooperação policial internacional, entre o Brasil e Itália, que teve o desfecho da prisão do foragido em João Pessoa/PB.
O criminoso italiano atua em atividades ilícitas ligadas ao trafico de drogas desde o ano de 1990, Morabito já foi preso no Uruguai em 2017, mais fugiu da prisão em 2019, ficando foragido até está ultima ação da Polícia Federal, a qual o deixara á disposição da justiça aguardando a tramitação de sua extradição, que será solicitada pela Itália, ao STF.
Sua prisão reforça uma das principais diretrizes da Polícia Federal, que é a utilização da cooperação policial internacional como forma de reprimir a criminalidade organizada.
Nesse sentido, o Brasil aliou-se, recentemente, junto com outros onze países, ao Projeto I-Can (Interpol Cooperation against ‘Ndrangheta), liderado pela INTERPOL e pela Polícia da Itália.
Vídeo da entrevista coletiva:
Sobre a organização criminosa “Ndrangnheta”
A ‘Ndrangheta, ou Famiglia Montalbano, Onorata società e Picciotteria, é uma associação mafiosa que se formou na região da Calábria na Itália. Não é tão famosa quanto a siciliana Cosa Nostra porém, atualmente é a mais influente e considera-se ainda mais fechados e mais difícil de penetrar do que a máfia siciliana, segundo o site Wikipédia.