Na tarde desta quinta-feira (4), a Polícia Civil (PC), por meio da Unidade de Polícia Judiciária (UPJ) de Piracicaba, recupera celulares de origem ilícita nas cidades de Piracicaba (SP) e Campinas (SP).
A ação fez parte da operação Mobile, que integra o programa SP Mobile, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
De acordo com a investigação, dois dos aparelhos estavam em posse de uma jovem de 18 anos e de um homem de 53 anos, ambos residentes em Piracicaba. Eles alegaram ter adquirido os itens de terceiros sem comprovação de origem.
Constatou-se que um dos celulares havia sido furtado e o outro extraviado, ambos na cidade de São Paulo, em abril deste ano.
Durante as diligências, os policiais também localizaram um terceiro celular em Campinas.
A mulher que estava com o aparelho compareceu a uma delegacia da cidade após contato dos investigadores.
Ela afirmou ter comprado o item de um vendedor ambulante, mas o aparelho constava como extraviado desde abril.
Os três equipamentos foram apreendidos e encaminhados à capital paulista para serem restituídos aos proprietários legítimos.
Já os atuais possuidores prestaram esclarecimentos e foram liberados.
Os vendedores identificados serão responsabilizados pelo crime de receptação.
Desde o início do projeto SP Mobile, em junho deste ano, cerca de 3,5 mil celulares já foram recuperados pelas forças de segurança em todo o estado.
A Polícia Civil destacou que as ações continuarão nos próximos dias e reafirmou o compromisso no combate à receptação e outros crimes patrimoniais.