Na tarde deste domingo (10), a Polícia Federal (PF) prendeu, no Aeroporto de Guarulhos (SP), um cidadão de nacionalidade dominicana que tentava se passar por outra pessoa utilizando o passaporte desta. A identificação foi possível graças ao compartilhamento de informações entre a PF e o Centro Especializado contra o Contrabando de Migrantes e Tráfico de Pessoas da Ameripol (CTT), que apontou que o homem havia sido inadmitido dias antes em Roma, na Itália. Ao retornar ao Brasil, apresentou um passaporte colombiano pertencente a outra pessoa e foi preso em flagrante pelo crime de uso de documento falso, permanecendo à disposição da Justiça Federal em Guarulhos (SP).
Ainda no último fim de semana, entre os dias 8 e 11 de agosto, a Polícia Federal realizou outras ações no Aeroporto Internacional de São Paulo que resultaram na prisão de sete pessoas e na apreensão de mais de 45 quilos de drogas. Em uma delas, com apoio da Receita Federal, um passageiro vindo dos Estados Unidos foi flagrado transportando a droga na bagagem. Também foram detidos quatro foragidos da Justiça, incluindo dois suspeitos de tentativa de homicídio em Goiás que tentavam deixar o país. As duas últimas prisões foram de estrangeiros que, assim como no primeiro caso, tentaram utilizar passaportes de terceiros.
Os detidos por tráfico e uso de documento falso foram apresentados à Justiça Federal e responderão pelos crimes apurados. Os foragidos foram entregues às autoridades estaduais, e ainda foi cumprida uma ordem judicial para apreensão do passaporte de outro passageiro.