As equipes do programa HumanizAção realizaram, ao longo desta segunda-feira (15), atendimentos a 43 pessoas em situação de rua em diferentes pontos de Sorocaba. Do total, 31 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde tiveram acesso a atendimento digno e estrutura completa.
No SOS, as pessoas acolhidas contam com pernoite, alimentação completa, banho, cuidados de higiene, além do fornecimento de roupas e toalhas, garantindo mais conforto, segurança e dignidade, especialmente durante o período noturno.
Ação integrada e atendimento humanizado
O programa HumanizAção é desenvolvido de forma integrada por profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid) — por meio da Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas e da Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua — e da Secretaria da Saúde (SES).
A iniciativa também conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, fortalecendo o atendimento multidisciplinar.
Como a população pode colaborar
A população pode contribuir com o programa informando locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de acolhimento, além de realizar doações de roupas, cobertores e alimentos.
O contato com o HumanizAção pode ser feito 24 horas por dia pelo WhatsApp (15) 99666-2636, ou ainda pelos telefones (15) 3229-0777 (SOS), (15) 3212-6900 (Secretaria da Cidadania) e 153 (GCM).














