Na tarde desta segunda-feira (24), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Resolução 2803, proposta esta Resolição dos EUA, que estabelece a criação de uma Força Internacional de Estabilização em Gaza. O texto integra o “Plano Abrangente dos Estados Unidos para o Fim do Conflito em Gaza” e recebeu 13 votos favoráveis, sem votos contrários, além de duas abstenções: China e Rússia.
Durante a explanação dos votos, ambos os países manifestaram preocupação com o conteúdo da resolução, especialmente sobre a composição e o alcance da força internacional. De acordo com os Estados Unidos, a nova etapa abrirá a segunda fase do plano voltado ao encerramento do conflito.
A proposta prevê o desarmamento do movimento Hamas, uma retirada adicional das Forças de Defesa de Israel (IDF), a mobilização das forças de segurança israelenses e a formação de um governo tecnocrático interino, supervisionado pelo Conselho de Paz, até que a Autoridade Palestina assuma o controle administrativo da região. Também está prevista a mobilização de uma missão com cerca de 20 mil soldados até o próximo ano.
A primeira fase do plano estabeleceu um cessar-fogo frágil, a libertação de reféns israelenses e de prisioneiros palestinos, a retirada parcial das IDF e o aumento da entrada de ajuda humanitária em Gaza.
O novo ciclo de violência na região começou em “7 de outubro de 2023”, quando o Hamas e outros grupos palestinos lançaram ataques contra Israel, desencadeando uma escalada que se prolonga desde então.












