Na manhã desta quinta-feira (27), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) apreendeu uma grande quantidade de produtos impróprios ao consumo durante a operação Alimento Seguro II, no bairro Jardim Thelia em Americana (SP). A ação resultou na condução da responsável pelo comércio e na inutilização de diversos alimentos que representavam risco à saúde pública.
Segundo a apuração da equipe da DIG, o estabelecimento armazenava e comercializava diversos itens vencidos, sem procedência, sem especificações obrigatórias ou em condições inadequadas. Entre os materiais encontrados estavam ovos, bebidas lácteas, cervejas sem álcool, sucos concentrados, ketchup, creme de leite, doces de leite, cones recheados, cocadas, gordura de porco, cortes de carne embalados, bucharia, hambúrgueres, pão de alho, cervejas em lata fora da validade, bebidas fermentadas fora da validade, além de grandes quantidades de frango, pernil, linguiça e pele de porco.
Após a localização do comércio, os policiais civis identificaram a gerente e iniciaram uma vistoria minuciosa, com o apoio de agentes da Vigilância Sanitária. Os profissionais constataram diversas irregularidades, totalizando centenas de itens impróprios ao consumo. Todos foram contabilizados, pesados, inutilizados e encaminhados pela Vigilância ao Aterro Sanitário.
A responsável pelo estabelecimento foi conduzida à DIG para as providências de Polícia Judiciária, dentro do escopo da operação Alimento Seguro II, que reforça o combate a crimes contra as relações de consumo no município.
Por que o nome Operação Alimento Seguro II
A operação recebeu esse nome por ter como foco a proteção direta do consumidor, garantindo que alimentos comercializados estejam em condições seguras e adequadas para consumo humano. O termo “alimento seguro” está associado aos princípios de segurança alimentar, que englobam qualidade, higiene, temperatura adequada, validade e rastreabilidade dos produtos. Esta é a segunda fase da ação, reforçando a continuidade do trabalho de fiscalização e punição para práticas que coloquem em risco a saúde da população.













