Batida entre caminhão e trem bloqueia avenida em Hortolândia
A batida entre um caminhão baú e um trem bloqueou a Avenida Francisco de Assis, no bairro Vila Real, em Hortolândia (SP), na manhã desta segunda-feira (15). Não houve registro de feridos.
Uma câmera registrou o momento do acidente. Nas imagens é possível ouvir a buzina do trem na aproximação do cruzamento. Ainda assim, veículos passam sobre a linha férrea segundos antes da locomotiva chegar, pois no local, não há cancela para impedir a passagem deles.
O caminhão não consegue cruzar a tempo, é atingido na traseira e roda na pista, parando na calçada. A barreira de concreto que separa as faixas ficou parcialmente destruída e algumas placas de sinalização também foram arrancadas.
Segundo relato do motorista, no local não há nenhum tipo de sinalização que indique a presença de linha férrea, o que o levou a continuar acompanhando o fluxo de veículos da avenida.
A Rumo, concessionária responsável pela linha férrea, afirmou em nota que o maquinista adotou todos os procedimentos de segurança ao realizar o cruzamento e acionou a buzina alertando para travessia da composição em Hortolândia.
“De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a linha férrea é sempre preferencial, sendo obrigatório que os veículos parem e se certifiquem de que não há trens se aproximando antes de efetuar o cruzamento. Atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima”, disse a Rumo.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que em breve será iniciada a construção de um viaduto com quatro faixas distribuídas em dois sentidos, que ligará as avenidas São Francisco de Assis e Santana, passando por cima da linha férrea, trazendo facilidade de acesso e desenvolvimento urbano. Além disso, o empreendimento abrangerá a construção de uma rotatória e ciclovias, garantindo maior mobilidade e segurança para pedestres e ciclistas.