Acidente envolvendo viatura da Guarda termina com morador agredido com cassetete
Um acidente de trânsito envolvendo uma viatura da Guarda Municipal em Hortolândia (SP), causou uma confusão generalizada e terminou com um morador agredido com cassetete. Populares registraram a agressão causada por um dos agentes, que foi afastado da corporação neste sábado (28), até a apuração do caso.
O acidente aconteceu na sexta-feira (27) no cruzamento entre a Rua Armelinda Espúrio da Silva com a Rua Antônio Fernandes Leite, no Jardim Santa Izabel.
Imagens de um circuito de câmeras, mostram pessoas correndo para o ponto do acidente e é possível ver os guardas tentando controlar a situação. Só que tudo termina em bate boca e confusão.
Em meio as discussões, um guarda usa um cassetete e atinge a cabeça de um homem que estava com as mãos no bolso. Um outro guarda municipal espirra spray em pessoas que estavam no local.
A agressão causou revolta nos moradores que divulgaram as imagens em redes sociais.
Processo administrativo
A Prefeitura de Hortolândia informou na tarde deste sábado (28) que afastou o guarda municipal responsável pela agressão com o cassetete.
Segundo a Prefeitura, a secretaria de Segurança abriu um processo administrativo e o guarda está afastado de todas as funções enquanto durar a apuração.
“O afastamento é por tempo indeterminado inicialmente, até avaliação preliminar que deve o ocorrer na próxima semana”, informou a assessoria.
Segundo a Administração, o agente teve o equipamento recolhido e não deve exercer atividade em nenhuma função na administração municipal.
Nota da prefeitura
Na manhã de sábado (28), antes do afastamento do agente, a Prefeitura de Hortolândia se posicionou quanto a confusão envolvendo a Guarda Municipal.
De acordo com a Administração, a equipe foi até o Jardim Santa Izabel para atender uma ocorrência de perturbação de sossego, quando houve o acidente. Ela alegou que foi necessário uso da força para “restabelecimento da ordem”.
Ainda segundo a nota, houve coleta de amostra de sangue para análise de presença de álcool no organismo do condutor da motocicleta.
Além disso, a prefeitura orientou todos os envolvidos em relação às solicitações de ressarcimento dos danos aos veículos envolvidos.
De acordo com a Prefeitura, os agentes informaram que as pessoas que se encontravam em uma lanchonete ao lado foram para cima da viatura.
“O acidente ocasionou a abertura de airbag e desmaio de um dos integrantes da guarnição. Pessoas ao redor se mobilizaram de forma agressiva na direção das equipes da Guarda tentando retirar o condutor e a moto do local, ação que por protocolo, só pode ser realizada pelo SAMU e pela perícia, com o número reduzido de agentes na ocorrência e abordagem agressiva das pessoas, a guarnição julgou necessária a dispersão de forma contundente”, alegou a Administração.