Defesa Civil faz 47 anos e presta homenagem a agentes que atuaram em grandes operações de resgate
O Governo de São Paulo promoveu nesta segunda-feira (17) uma solenidade em celebração aos 47 anos de atuação da Defesa Civil do Estado.
A cerimônia teve a participação do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas e contou com uma série de homenagens e agradecimentos aos profissionais e voluntários que atuaram nas grandes operações de apoio a vítimas das chuvas em São Sebastião, além de um resgate na região de Sorocaba e da missão humanitária enviada à Turquia após um terremoto devastador no início do ano.
Durante o evento, Tarcísio recebeu a Medalha Defesa Civil, juntamente com a Primeira-dama Cristiane Freitas e o vice-governador Felicio Ramuth, entre outros homenageados.
A honraria simboliza a relevância da Defesa Civil no combate às consequências nocivas de eventos desastrosos e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas.
O governador enalteceu os esforços e a atuação da Defesa Civil nas chuvas do Litoral Norte. Tarcísio afirmou que o estado vai investir em tecnologia e pessoal para avançar nas ações de prevenção da instituição.
Operações em 2023
A atuação da Defesa Civil em 2023 foi ainda mais importante com o trabalho de resgate e salvamento após as chuvas extremas no Litoral Norte durante o carnaval.
O maior temporal já registrado no país deixou um rastro de mortes e destruição em São Sebastião, mas a resposta do Governo de São Paulo ajudou a retirar mais de mil pessoas das áreas de risco, ação em que os agentes da Defesa Civil foram decisivos para proteger vidas e auxiliar a cidade a restabelecer serviços essenciais.
Poucas semanas antes, a Defesa Civil do Estado enviava à Turquia dois oficiais com experiência em atendimento em crises humanitárias para buscas e resgates de vítimas do terremoto, que também atingiu parte da Síria.
Os agentes paulistas se juntaram a outros 38 profissionais brasileiros que também ajudaram a instalar a população afetada pelos tremores em abrigos e na distribuição de água, alimentos e medicamentos.
História
A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi criada em 1976 após tragédias como os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma e as fortes chuvas em Caraguatatuba. Desde então, o órgão desempenha um papel relevante para toda a população paulista em situações de desastres e emergências.
Com seu centro de gerenciamento de emergências, a Defesa Civil monitora as condições climáticas e emite alertas para todo o Estado, demonstrando assim sua importância e dedicação em proteger e servir a população.
Ações de prevenção
Além das ações emergenciais, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, firmou uma parceria com o aplicativo Waze para o envio de alertas meteorológicos.
O alerta aparecerá para os condutores que utilizam o Waze caso eles tentem atravessar uma área inundada. Dessa maneira, ele poderá escolher se quer mudar a rota ou continuar dirigindo no mesmo trajeto. O sistema já funciona na capital paulista e será expandido para todo o Estado.