Aplicativos para acionamento da Polícia e Bombeiro é lançado em SP
Nesta quarta-feira (5) a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou os aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193” para o acionamento dos serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que serão liberados para download nos sistemas Android e IOS. A iniciativa permite que a população de todo o Estado tenha na palma da mão um canal disponível para solicitar o atendimento emergencial de ambas as instituições.
Segundo a SSP informou em publicação o aplicativo “Bombeiros Emergência 193” já está disponível para download nos sistemas Android e IOS. O “190 SP” deverá estar disponível para download em breve.
Para utilizar os aplicativos, basta que os usuários façam um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF e após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento.
O “Bombeiros Emergência 193” contempla o atendimento de todas as modalidades de ocorrências atendidas pela instituição como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias entre outros.
O aplicativo “190 SP” permitirá o registro de denúncias de diferentes naturezas como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado, aglomeração, entre outras. A localização é preenchida no registro pelo usuário ou automaticamente pelo georreferenciamento, desde que ativo no aparelho utilizado.
Novas modalidades de ocorrência serão disponibilizadas a cada atualização do APP, que permitirá também, a partir de fevereiro, o envio de até duas fotos, áudios e de vídeos de até 10 segundos, como reforço do fato registrado e também a melhoria do sistema conforme uso e analise da administração pública.
Tecnologia e Segurança
São Paulo lançou uma série de ações inovadoras para uso de tecnologia na Segurança Pública, de forma a garantir mais proteção e melhor atendimento à população. Entre as iniciativas estão, por exemplo, a Delegacia Eletrônica, Delegacia da Diversidade Online, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Online, o aplicativo SOS Online para vítimas de violência doméstica, além de drones e bodycams acopladas às fardas dos policiais.