Na manhã desta terça-feira (25), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), por meio do CyberGAECO, junto do Centro de Apoio Operacional Cível do MPSP, e a Polícia Militar (PM), através do Comando de Policiamento Ambiental e do Centro de Inteligência, deflagraram a operação bancada com o objetivo de reprimir a soltura de balões no Estado de São Paulo.
A investigação, desenvolvida ao longo dos últimos seis meses, identificou os principais responsáveis pela confecção, soltura e recuperação de balões de grande porte, além de pessoas envolvidas na divulgação dessa prática ilegal. Ao todo, 28 suspeitos foram mapeados e estão sendo alvo de mandados de busca e apreensão, medida que visa desestruturar a cadeia criminosa e impedir a produção de novos artefatos.
Além das buscas, o Poder Judiciário determinou a suspensão e o congelamento das contas e páginas em redes sociais utilizadas pelos envolvidos. Esses perfis eram empregados para divulgar a atividade ilícita, gerar engajamento, monetização e incentivar outras pessoas a participar do esquema.
A operação bancada mobilizou 158 policiais militares e 44 viaturas, reunindo equipes de inteligência e unidades especializadas para o cumprimento simultâneo das ordens judiciais em diversas cidades do estado.













