Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Rapel para reprimir a atuação de um grupo criminoso especializado em roubos a agências da Caixa Econômica Federal. A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo (SP).
As investigações apontaram que os criminosos invadiram uma agência bancária, renderam funcionários e subtraíram cerca de R$ 660 mil durante o ataque. A PF prossegue com as diligências para identificar todos os envolvidos, além de rastrear valores e eventuais bens adquiridos com o produto do crime.
A operação reforça o combate a crimes patrimoniais de grande impacto e busca desarticular a estrutura utilizada pelo grupo para a prática dos roubos.
Operação Rapel — o significado do nome
O nome faz referência à técnica de descida por cordas utilizada em escaladas, alpinismo e operações táticas. A denominação foi escolhida pela PF em alusão ao modo de atuação do grupo, que teria usado procedimentos semelhantes em etapas do crime, como acessos rápidos e movimentações estratégicas em ambientes internos.











