Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos realizou uma série de ações de fiscalização e inteligência que resultaram na prisão de foragidos da Justiça, detenção de estrangeiros com passaportes falsos e apreensão de drogas e documentos ilegais. As ocorrências aconteceram entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, no âmbito do plano permanente de segurança aeroportuária.
Durante fiscalização no controle migratório, policiais federais capturaram três homens procurados pela Justiça, com mandados expedidos pelos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, por crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica. Os presos foram apresentados às autoridades competentes.
Na mesma data, uma mulher de nacionalidade dominicana foi detida ao tentar embarcar para a Turquia com um passaporte falso da Costa Rica. A fraude foi descoberta por meio dos alertas dos sistemas da PF e da cooperação com o Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CTT) da Ameripol). A estrangeira responderá pelo crime de uso de documento falso.
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, três novas ocorrências reforçaram a atuação da Polícia Federal em Guarulhos. Em uma delas, um passageiro canadense foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas, após servidores da Receita Federal identificarem 2 kg de metanfetamina e 18 kg de maconha na bagagem. Em outra ação, um passaporte chinês foi apreendido por ordem judicial da Justiça do Trabalho de São Paulo. Já um brasileiro foi detido com porção de droga, enquanto tentava embarcar para Belém (PA).
No sábado (1º), o Núcleo de Cooperação Policial Internacional – Escritório Regional da Interpol em São Paulo prendeu um foragido internacional do Equador, acusado de importunação sexual e com Difusão Vermelha emitida pela Interpol, além de Mandado de Prisão para Extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O processo de extradição segue para análise da Suprema Corte.
Já na segunda-feira (3), a PF realizou duas novas prisões. Um foragido da Justiça da Bahia foi capturado enquanto tentava embarcar para Bangkok (Tailândia), utilizando documentos falsos. Em outra ocorrência, policiais federais apreenderam um passaporte falso da Guatemala usado por um dominicano que tentava embarcar para a Espanha. A ação também contou com o apoio da Ameripol e dos sistemas de alerta migratório da PF.
As sucessivas operações refletem o reforço da segurança e da cooperação internacional no Aeroporto de Guarulhos, um dos principais pontos de entrada e saída do país, e reafirmam o comprometimento da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas, falsificação de documentos e captura de foragidos nacionais e internacionais.
Operação permanente de segurança aeroportuária
As ações fazem parte da estratégia de cooperação internacional da Polícia Federal, que atua em parceria com a Receita Federal, Interpol e Ameripol. O trabalho contínuo de monitoramento e fiscalização migratória visa prevenir crimes transnacionais, reforçando a segurança nas fronteiras e nos principais aeroportos brasileiros.














