Procon SP registra aumento de 100% nas reclamações de vendas online

    Maior parte dos casos envolve atraso, não entrega e problemas na cobrança; órgão irá multar empresas que prejudicam consumidores

    PORPatrícia di Sanctis

    23/04/2020 13:04
    Atualizado em 04/04/2024 19:28

    Procon SP registra aumento de 100% nas reclamações de vendas online

    Casos têm aumentado nos últimos anos (Foto: Olhar Digital)

    O Procon de São Paulo registrou um aumento de mais de 100% nos atendimentos relacionados a compras pela internet. As questões mais reclamadas pelos consumidores são demora ou não entrega do produto, seguidos por problemas com cobrança e produtos com defeitos.

    No primeiro trimestre de 2019 foram 17.108 casos referentes a venda online, já no mesmo período de 2020, 35.789.

    No momento em que a sociedade vive a pandemia do coronavírus, as compras online são uma opção fundamental para manter a compra de itens necessários.

    Segundo Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor, o comércio está preparado para vender, mas não está preparado para entregar.

    “É inadmissível que neste momento de pandemia, em que as compras online são a única alternativa para as pessoas, as empresas causem tantos transtornos”, afirma.

    Capez afirma que o órgão de defesa do consumidor, irá multar as empresas que estão agindo em desacordo com a lei.

    AUMENTO DOS CASOS

    Os problemas relacionados a internet já vêm crescendo há alguns anos, mas no primeiro trimestre deste ano, os casos apresentaram uma alta muito expressiva, o que revela que os fornecedores não se prepararam para um pós-venda adequado.


    Segundo o órgão, durante todo o ano de 2016 foram mais de 37 mil atendimentos; em 2017, mais de 39 mil; em 2018, mais de 41 mil e em 2019, mais de 78 mil.

    Ou seja, o dado do primeiro trimestre de 2020 (35.789) já soma quase a metade de todo o ano em que houve mais registros.

    Além das questões sobre demora ou não entrega do produto, problemas com cobrança e produtos com defeitos, os consumidores reclamaram também de problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido.

    ATENDIMENTO

    O Canal Eletrônico do Procon SP está disponível para envio de consultas ou reclamações de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h.

    As consultas são respondidas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação.

    Clique aqui para acessar.

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