Procon SP registra aumento de 100% nas reclamações de vendas online
O Procon de São Paulo registrou um aumento de mais de 100% nos atendimentos relacionados a compras pela internet. As questões mais reclamadas pelos consumidores são demora ou não entrega do produto, seguidos por problemas com cobrança e produtos com defeitos.
No primeiro trimestre de 2019 foram 17.108 casos referentes a venda online, já no mesmo período de 2020, 35.789.
No momento em que a sociedade vive a pandemia do coronavírus, as compras online são uma opção fundamental para manter a compra de itens necessários.
Segundo Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor, o comércio está preparado para vender, mas não está preparado para entregar.
“É inadmissível que neste momento de pandemia, em que as compras online são a única alternativa para as pessoas, as empresas causem tantos transtornos”, afirma.
Capez afirma que o órgão de defesa do consumidor, irá multar as empresas que estão agindo em desacordo com a lei.
AUMENTO DOS CASOS
Os problemas relacionados a internet já vêm crescendo há alguns anos, mas no primeiro trimestre deste ano, os casos apresentaram uma alta muito expressiva, o que revela que os fornecedores não se prepararam para um pós-venda adequado.
Segundo o órgão, durante todo o ano de 2016 foram mais de 37 mil atendimentos; em 2017, mais de 39 mil; em 2018, mais de 41 mil e em 2019, mais de 78 mil.
Ou seja, o dado do primeiro trimestre de 2020 (35.789) já soma quase a metade de todo o ano em que houve mais registros.
Além das questões sobre demora ou não entrega do produto, problemas com cobrança e produtos com defeitos, os consumidores reclamaram também de problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido.
ATENDIMENTO
O Canal Eletrônico do Procon SP está disponível para envio de consultas ou reclamações de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h.
As consultas são respondidas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação.