10º Baep forma mais um “caçador militar” na região

    Formatura aconteceu na sexta-feira (19) na cidade de Lorena

    PORPatrícia di Sanctis

    22/07/2024 07:57
    Atualizado em 22/07/2024 08:23

    10º Baep forma mais um “caçador militar” na região

    10º Baep forma mais “caçador militar” na região

    Estágio começou no dia 7 de julho (Foto: Polícia Militar)

    O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), sediado em Piracicaba (SP), formou mais um agente como ‘caçador militar’ na última sexta-feira (19). A formatura aconteceu na cidade de Lorena (SP).

    Após passar por um rigoroso processo seletivo desde o mês de maio de 2024, o operador do 10º Baep foi submetido, a partir de junho, a 160 horas imersivas de ensino à distância com abordagens teóricas, antes mesmo do início do estágio.

    Logo depois, recebeu treinamentos práticos, intensos e extenuantes em instruções de caçada, técnica de tiro do caçador, fundamentos de tiro, regulagem do sistema de armamento, simulador de tiro, rastreamento e contra rastreamento, busca e seleção de alvos, abrigos e camuflagens, avaliação de distância, operação contra caçadores inimigos, observação, memorização e descrição, tiro em alvo móvel, tiro noturno, coordenação de apoio de fogo, emprego tático do caçador e outros, finalizando com exercício de campanha.

    O estágio, que começou no dia 07 de julho, teve como objetivo preparar psicológica e taticamente o atirador, para atuar em áreas rurais e urbanas empregando técnicas de tiro no combate convencional às médias e longas distâncias, garantia da lei e da ordem ou em situações de gerenciamento de crise.

    A coordenação do estágio foi do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), da 12ª Brigada de Infantaria Leve, em Lorena (SP).


    A atividade teve a participação de integrantes selecionados de diversas organizações militares do Exército Brasileiro, e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 7º e 10º Batalhões de Ações Especiais de Polícia. O Capitão PM Wohnrath e outro operador do 10º Baeo auxiliaram como instrutores do estágio.

    Na oportunidade da formatura o Ten Cel PM Henrique agraciou o Tenente Coronel João Bosco Reis Cestaro, Comandante do 5º BIL – Regimento Itororó com um brasão estilizado em aço do 10º Baep.

    Para o Tenente Coronel PM Marcelo Henrique de Lima, comandante do 10º Baep, uma das principais marcas da gestão do Coronel PM Rodrigo Eval Arena, Comandante do Policiamento do Interior – 9 (CPI-9), tem sido a busca contínua por treinamentos interagências com o Exército Brasileiro, outras polícias, outras tropas e até outros países, como foi feito com França (GIGN) no final de 2023, no contexto da quebra de paradigmas e busca por inovação.

    O 10º Baep a cada dia se prepara mais para combater crimes violentos com foco redobrado nas ocorrências envolvendo ataques diretos à carros-fortes em rodovias da região.

    Junto aos novos “caçadores militares” há outros integrantes se formando na Rota como “atiradores designados” aumentando a eficiência e eficácia do batalhão no combate ao criminoso violento.

    Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design