Na tarde desta quinta-feira (23), a Polícia Civil (PC) deflagrou a Operação Centauro, voltada ao combate de crimes cometidos com o uso de motocicletas e veículos na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo (SP). Durante a ação, um homem de 31 anos foi preso em flagrante após se passar por taxista para aplicar o golpe do cartão em passageiros.
Segundo a Agência de SP a operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) em patrulhamento integrado. Os agentes receberam informações sobre o veículo do criminoso, que havia fugido de uma abordagem minutos antes. A equipe conseguiu interceptar o carro na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Itaim Bibi, onde o suspeito foi detido.
No interior do veículo, os policiais encontraram 105 cartões bancários, incluindo o da vítima, além de seis máquinas de cartão e o par de placas originais do automóvel, que estava com placas adulteradas. Segundo as investigações, o criminoso havia acabado de furtar quase R$ 20 mil de um passageiro.
De acordo com o registro policial, a vítima havia entrado no falso táxi e percebeu o golpe após o motorista alegar falha na maquininha e trocar o equipamento. Minutos depois, foi notificada sobre uma transação de alto valor. O suspeito foi reconhecido pela vítima e conduzido à delegacia.
O veículo, os cartões e os equipamentos apreendidos foram encaminhados para perícia técnica. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial (Pinheiros) e o criminoso responderá por furto qualificado, adulteração de sinal identificador e exercício irregular de profissão.
Entenda o nome da Operação Centauro
O nome “Centauro” faz referência à criatura mitológica metade homem, metade cavalo — símbolo de agilidade e dualidade. A escolha remete à natureza dos crimes investigados, muitos cometidos com o uso de motocicletas e veículos, destacando a ação rápida e estratégica das equipes da Polícia Civil no combate a esse tipo de delito urbano.













